Hora de crescer e ganhar o mercado

Compartilhe

Fabricante de suplementos para ração animal chega à primeira década de atividade em busca de novos parceiros para alavancar expansão

O momento finalmente che­­gou. Desde que os sócios Marcelo Huber e Joel Grzybowski fundaram a Sanex, eles imaginavam quan­­do a empresa alcançaria o limite do desenvolvimento e exigiria novos parceiros para garantir a expansão. Em dez anos de atividade, a fábrica de suplementos para ração animal acumulou premiações em inovação e garantiu a participação de 5% no mercado nacional. A concorrência com players internacionais poderia levar a alguma fusão ou aquisição, situação que os empresários pretendiam evitar. “Quanto mais uma empresa cresce, mais investimento precisa para permanecer nessa trilha. Chegamos a um ponto que, para continuar no mercado, precisávamos dar um salto no desenvolvimento, com investimentos incompatíveis com operações financeiras convencionais”, explica Huber, que responde pela diretoria de operações.

O perfil inovador da Sanex, com investimento mé­­dio de 6% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento e parcerias com universidades, institutos tecnológicos e clientes, foi decisivo na preparação da empresa para a captação de fundos de investimentos e co-investidores. A adequação do plano estratégico começou em 2012, no Centro Internacional de Inovação do Senai, do Sistema Fiep. A empresa vinha de um pico de desempenho, com faturamento de R$ 17 milhões em 2011. No ano seguinte, a seca nos Estados Unidos gerou impacto em toda a cadeia do agronegócio mundial, antecipando os planos dos sócios.

O ano de 2013 foi de adequação do plano de negócios e rodadas de negociação com os fundos interessados, a partir de uma seleção anual realizada pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). Entre 160 projetos de todo o país, a Sanex ficou entre as seis empresas escolhidas para expor sua proposta a 600 gestores de fundos, em abril do ano passado. Desde então, dois fundos avançaram nas negociações, que devem ser concluídas até o fim do ano.

Co-investidor

Em outra ponta, os sócios partiram para conquistar um co-investidor com experiência financeira e capacidade de aporte para transformar o capital social da empresa e contribuir para a nova fase, de restruturação da gestão, diversificação comercial, reforço na inovação e início das exportações. Entre a participação do fundo, de R$ 4 milhões, e do co-investidor, de R$ 2 milhões, os sócios calculam ser necessário um investimento total de 40% do valor da empresa para continuar a crescer. “Chegar a esse momento significa um sinal de sucesso, de mais acertos do que erros ao longo da nossa trajetória. E abre uma nova perspectiva, de poder realizar no futuro o que não pôde ser feito até agora, por falta de capacidade de investimento”, avalia Huber.

Estratégia

Plano de expansão prevê novos produtos e mercados

Colegas em um colégio agrícola gaúcho há 30 anos, Marcelo Huber e Joel Grzybowski transformaram a amizade em sociedade depois de acumularem experiência no mercado veterinário. A Sanex foi fundada para desenvolver aditivos nutricionais e alimentos funcionais para rações animais, em substituição ao uso de antibióticos na engorda de aves e suínos. No plano de expansão, quer buscar mercado para atender a piscicultura, bovinos de leite, além de cães, gatos e cavalos.

A empresa tem 16 funcionários na fábrica e oito representantes comerciais. Além dos prêmios, o investimento em pesquisa e desenvolvimento resultou em 30 produtos, 20 deles já disponíveis no mercado. Colocar uma novidade nas prateleiras é um dos desafios da empresa.

Prestes a iniciar uma nova fase na empresa, em que deixam de ser os únicos donos e assumem a função executiva, os sócios garantem estar preparados. A perda do controle total da empresa, em geral, assusta a maioria dos fundadores. “Há quem se arrependa de ter se associado a fundo de investimentos. Mas estou confiante na experiência que temos e com boas perspectivas. Será como começar um novo negócio, dentro da mesma empresa. Nossa opção foi pela perenidade da organização.”

Fonte: Gazeta do Povo

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: