Economia cresceu 0,3% no 1º trimestre, aponta monitor do PIB da FGV

Compartilhe

A economia brasileira cresceu 0,3% no 1º trimestre, na comparação com o 4º trimestre, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (21).

Na comparação com os 3 primeiros meses do ano passado, a alta foi de 0,9%, mas houve desaceleração em relação aos trimestres anteriores.

“A agropecuária, após ter apresentado desempenho significativo em 2017, encerrou o primeiro trimestre de 2018 com retração. Já a indústria e serviços, apesar de apresentarem crescimento, estão com taxas menores que as anteriores, bem como os componentes de consumo das famílias e formação bruta de capital fixo, alertando para uma tendência de desaceleração”, destacou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

O destaque positivo na comparação anual, segundo o Monitor do PIB, foi o crescimento das atividades de transformação (4,6%) e comércio (4,8%). Por outro lado, a agropecuária caiu 5,2%. As atividades industriais de extração mineral e construção continuam apresentando retração (-1,6% e -2,5%, respectivamente). Já no setor de serviços, apenas os serviços de informação tiveram queda (-3,3%).

O consumo das famílias também desacelerou, apresentando crescimento de 1,5% no 1º trimestre deste ano, na comparação interanual. O único componente a continuar com trajetória de alto foi o consumo de produtos duráveis, com avanço de 12,4% segundo o indicador. Já o consumo de serviços foi o único que ficou no vermelho, com retração de 0,7%, após 5 meses consecutivos de crescimento.

Fonte: G1

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: