ABAD apoia campanha do Sebrae para ajudar micro e pequenas empresas endividadas

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A ABAD deu seu apoio ao presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, para a realização de uma campanha em favor das micro e pequenos empresários endividados. Em reunião nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, as entidades integrantes da UNECS – União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços receberam do presidente do Sebrae um documento sobre o “Mutirão de Renegociação de Dívidas das MPE”, contendo medidas para ajudar a reduzir as principais dificuldades atuais dos pequenos negócios.

O documento contempla os campos campo fiscal-tributário, de crédito e de locação de imóveis comerciais.

Esse grande movimento pela renegociação das dívidas das micro e pequenas empresas de todo o país será iniciado com a sanção presidencial do projeto de lei complementar 25/2007, conhecido como “Crescer sem Medo”, defendido pelo Sebrae.

O projeto já foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados e será sancionado pela Presidência da República, no próximo dia 27 de novembro.

“Medidas macroeconômicas que, embora sejam solução estruturante para a retomada da confiança do mercado, dos níveis de investimento e da atividade econômica, no médio e longo prazo, embora fundamentais, não livram os pequenos negócios das imensas dificuldades por que passam no momento”, afirma o documento. De acordo com o texto, as iniciativas não podem se limitar exclusivamente às ações do governo. Segundo eles, outros atores da economia nacional podem dar sua contribuição para superar esse cenário.

BNDES*
Em conversa com empresários de todo país na segunda-feira (17), durante o 3º Fórum Nacional CACB Mil, no Rio de Janeiro, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, afirmou que medidas voltadas para micro, pequenas e médias empresas devem ser anunciadas em um plano para o primeiro semestre de 2017. “Sabemos que é difícil atender a todos com capital de giro e linhas de financiamento. O país tem pressa e o banco pode fazer mais rápido e melhor”, disse.

A executiva destacou que as pequenas empresas têm dificuldade de acesso ao crédito. “Nesse processo de retomada do crescimento estamos analisando uma série de medidas que beneficiem o micro empreendedor”. Segundo ela, recentemente foi formado um grupo no BNDES para buscar a simplificação de acesso ao crédito. Entre as discussões estão a criação do cartão Banco Nacional, chamado de Cartão 2.0, com uma plataforma mais aberta e segmentada.

(*com informações da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB)

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