Sincanews

Zona Norte de Londrina recebe unidades do Sesc e do Senac

A população de Londrina e região poderá visitar as duas novas unidades do Sesc e do Senac inauguradas na última sexta-feira (3/2), em cerimônia que reuniu convidados, lideranças locais, estaduais e nacional.

Localizadas na região mais populosa de Londrina, a Zona Norte concentra mais de 25% da população local e será atendida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com serviços modernos nas áreas de educação, cultura, ação social, esporte, saúde e lazer.

Juntas, as duas unidades somam mais de 6.750m2 de área construída e capacidade diária de atendimento de mais de 2.300 pessoas.

Para o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR entrega para Londrina e região um espaço profissionalizante voltado à liberdade sócio-profissional, ancorada pelo conhecimento. “Serão 1.176 alunos que passarão pelo Senac diariamente agregando novos aprendizados e partirão conscientes de que a capacitação profissional é o melhor investimento para o crescimento no mercado de trabalho. Tenho certeza que esta massa humana contribuirá com o desenvolvimento de suas famílias, de Londrina e da região”, salientou Monastier.

Emerson Sextos, diretor regional do Sesc PR, pontua que a unidade inaugurada é uma das mais modernas e completas do estado. “Este novo espaço demonstra a efetiva preocupação da entidade em se fazer cada vez mais presente nesta cidade e a exitosa ação conjunta do poder público e dos empresários do comércio”, acredita.

Os terrenos para a construção das unidades foram doados, em 2011, pela Prefeitura de Londrina e, em contrapartida, coube ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a restauração da antiga Cadeia Pública do município.

Segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, as unidades inauguradas atendem aos anseios dos moradores da região por mais serviços em educação, saúde, cultura e lazer. “A parceria firmada entre o município e o Sistema Fecomércio só trouxe benefícios a Londrina e região. A partir de agora, temos unidades descentralizadas, além do Sesc Cadeião Cultural, que foi remodelado e entregue à população”, destaca.

Alex Canziani, deputado federal e coordenador de Educação da Câmara Federal, fez deferência à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) como sendo a mais organizada instituição representativa no país. “Se existe competência no território nacional, a Fecomércio PR é exemplo em todo o Brasil, graças ao líder empreendedor e visionário, Darci Piana, que tem sido responsável por espalhar maravilhas como estas que hoje vemos aqui, por todo o Paraná. Londrina e o Norte do Paraná só tem a dizer a vocês, muito obrigado!”, diz.

Representando o governador do Paraná, Beto Richa, o deputado federal, Luiz Carlos Hauly pontuou que a região escolhida para a inauguração das novas unidades é próspera e de um comércio pujante. “O Sistema Fecomércio brinda a cidade de Londrina e o Norte do Paraná com este maravilhoso empreendimento, nesta próspera região que é a Zona Norte de Londrina, com um comércio com uma força extraordinária. Londrina está agradecida!”, ressalta.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, salientou a qualidade das estruturas e do Sesc e do Senac no município de Londrina. “Temos aqui ambientes de excelente qualidade e o trabalho que o Sistema Fecomércio faz é de fundamental importância e serve de exemplo para todos os governos de como os recursos devem ser aplicados a quem realmente precisa”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, salientou que nos últimos anos, com as reformas nas unidades centrais do Sesc e do Senac em Londrina, com o restauro da antiga cadeia pública, e com a inauguração das duas novas unidades, os investimentos na cidade passam da casa dos R$ 60 milhões. Piana lembra que o Sesc Aeroporto será transformado em um Centro de Distribuição do Mesa Brasil e os serviços deverão ser triplicados na área social. “Cada vez que fazemos investimentos como estes, aumenta a nossa responsabilidade. Não se trata apenas de obras, de concreto e de tijolos. Não são apenas o que há de melhor do mundo em termos de equipamentos de alta tecnologia, não são as tecnologias empregadas para redução dos impactos ambientais que resolverão os problemas, mas são as pessoas que aqui irão trabalhar que farão a diferença nesta região e para que esta unidade cumpra com a sua missão”, acredita o presidente.

Piana fez agradecimentos ao ex-prefeito de Londrina, Barbosa Neto e ao ex-vereador, Padre Roque, pelo empenho na doação dos terrenos. Também anunciou que nos próximos 120 dias a 10ª Subdivisão Policial de Londrina, que hoje ocupa terreno cedido pela prefeitura ao Sesc PR, será transferida de local. “Assim, cumpriremos com nosso acordo com a prefeitura e ali faremos o Museu do Café, afinal de contas Londrina é conhecida como a Capital Mundial do Café”, acrescenta.

Também estiveram presentes na cerimônia a desembargadora Joeci Machado Camargo; o deputado federal, Nelson Padovani; o ex-prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff; o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Mario Takahashi; o chefe da Assessoria Legislativa da CNC, Roberto Velloso; o diretor regional do Senac RS, José Paulo da Rosa; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e vice-presidente da CNC, Alexandre Sampaio de Abreu, o presidente do Conselho Fiscal do Senac Nacional, José de Souza e Silva; o presidente da comissão de obras, Sergio Gilberto Bonocielli; o presidente da Associação Comercial de Londrina, Claudio Tedeschi; o diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, e os presidentes dos sindicatos filiados à Fecomércio PR, Roberto Martins, Antonio Carlos Parieti; Carlos Antonio Amaral Monteiro, Jefferson Proença Testa e José Alberto Pereira.

As fotos da inauguração estão disponíveis no site www.flickr.com/fecomerciopr. A matéria completa você poderá conferir na edição nº 116 da Revista Fecomércio PR.