Promovido por Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com Apras e SincaPR, iniciativa capacitou 14 empresas do segmento, por meio de coaching e consultorias
Atendimento diferenciado, lojas mais bonitas, colaboradores integrados e valorizados, além de gestão profissional e eficiente. Em tempos de investidas das grandes redes supermercadistas, esses são alguns dos ganhos contabilizados por 14 mercados de bairro de Curitiba e região, que concluíram sua participação no Programa Varejo Top Loja – Minimercados, em cerimônia no Sebrae/PR, na noite de terça-feira (28/11). Promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado Paraná (SincaPR), o programa tem por objetivo transformar minimercados e mercearias em supernegócios, por meio de capacitações e consultorias especializadas. O diretor executivo do Sinca PR, Mauro Cesar Carsten, representou o presidente da entidade, Paulo Hermínio Pennacchi, na ocasião.
Foram 30 meses de programa, divididos em 200 horas de capacitação, 1340 de coaching e consultorias em gestão, além de três missões técnicas. “Ao iniciar, as empresas eram extremamente imaturas em gestão. A evolução média do grupo, entre diagnóstico inicial e final foi de 593%. Os empresários evoluíram muito em sua performance de liderança com a ajuda do coaching e criaram uma rede de relacionamento entre supermercadistas, com trocas de boas práticas e visitas entre suas lojas”, destaca a consultora do Sebrae/PR Fernanda Pesarini, gestora do Top Loja na região de Curitiba.
Assessor da presidência da Fecomércio, Paikan Salomon Mello e Silva destaca que o programa é um dos mais bem avaliados dentre os promovidos pela parceria Sebrae/Fecomércio, trazendo desenvolvimento visível para o setor. “O grande diferencial é conseguir trabalhar particularidades de gestão do segmento, diferente de quando se tem um grupo multissegmentado. É a linguagem do supermercadista, para o supermercadista. E o resultado é expressivo para empresas e clientes”, acentua.
Responsável pelas 10 turmas já formadas dentro do Programa em todo o Estado, a gerente de treinamento estadual da Apras, Andréa Luy, explica que esse trabalho segmentado é fundamental para o sucesso do Top Loja – Minimercados. “O aluno vê que o professor fala a língua dele, conhece as dores do setor. Faz a diferença esse ‘o professor sabe o que eu faço, me deu dicas, planilhas, apontou o caminho para meu negócio’. A grade força está aí”, assegura.
Comemoração
O casal Ronaldo Proença e Edilaine Carvalho, do Supermercado Franciele, em Almirante Tamandaré conta que Top Loja – Minimercados transformou tudo no estabelecimento. “Mudou o mercado, a gente, em todos os sentidos”, diz ela. “Mudamos como pessoas, conseguimos formar uma equipe mais motivada e a estrutura física mudou 100%. Pensamos no bem-estar o cliente, com móveis e fachada nova. O negócio tem 13 anos e estávamos muito no comodismo, foi ótimo”, completa ele.
Há 25 anos no ramo, com três lojas na região de Curitiba, a família de Camila Peters Wegrzinoski investiu em uma grande transformação no Supermercado Triunfo, que, dentro do Programa, ganhou nova identidade visual e cresceu em padronização dos processos, em vista da qualidade. “Encontramos bastante dificuldade na mudança de cultura, principalmente dos funcionários antigos. Mas mostramos que, a partir do momento em que temos um processo escrito, não tem perigo de quem vai te substituir nas suas férias fazer errado ou deixar de fazer. Melhoramos em visual de loja, e passamos a investir em palestras para a sociedade, ações solidárias de arrecadação e promoções, como a Sexta Maluca. Percebemos um aumento no fluxo de clientes e no ticket médio”, comemora.
As sócias Suzana de Mello Miranda e Marizeti Rodrigues da Silva Rocha contam que o atendimento personalizado foi um dos focos do trabalho durante o Top Loja nas duas unidades do Supermercado Sierra. “Tivemos uma melhoria significativa na nossa gestão administrativa, por meio do controle interno, que passamos a ter. A gestão de pessoas também passou por melhorias, por meio do incentivo dos funcionários, com eventos internos, e a nossa comunicação foi aprimorada”, relata Suzana. “A participação no programa nos abriu um leque de possibilidades. Percebemos que o atendimento dos funcionários é um dos grandes diferenciais do estabelecimento de bairro e investimos nisso”, conta Marizeti.
O Programa
Com duração de dois anos, o Varejo Top Loja – Minimercados começa com um diagnóstico do empresário e do estabelecimento, por meio de cliente oculto e do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Depois, desenvolve-se um planejamento estratégico personalizado e iniciam-se as capacitações específicas do setor. Um diferencial do programa é que todos os empresários passam por coaching, com o objetivo de desenvolver o gestor como empreendedor.
Nas capacitações coletivas, são trabalhados tópicos como gestão de perecíveis e de categorias, boas práticas de exposição e manipulação de alimentos, estrutura física das lojas, finanças e competências empresariais, com ênfase para aspectos como liderança e comunicação.
*Com informações da Agência de Notícias Sebrae/PR