O Novembro Azul é um movimento voltado à conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Assim como o Outubro Rosa, amplamente disseminado pelo país, diversas entidades realizam neste mês programações voltadas à saúde do homem.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o sexto tipo mais comum no mundo. É considerado um câncer da terceira idade já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte, porém a grande maioria cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida, mas mesmo assim pode ameaçar a saúde do homem, por isso é tão importante o diagnóstico preventivo.
A chance de cura do câncer de próstata depende do momento do diagnóstico e sobretudo do estadiamento da doença. Se diagnosticado no início, as chances de cura são altas. Os sintomas da doença são: dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menor gordura, a prática de exercícios físicos, manter o peso adequado e a diminuição no consumo de álcool, ajudam a diminuir o risco de câncer.