O Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) participou na terça-feira (2/10) do Seminário Logística Reversa: legislação e prática, promovido pela Associação comercial do Paraná (ACP) em sua sede, em Curitiba. A ação que recebeu apoio do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (Casem), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Prefeitura de Curitiba, contou com as boas-vindas do presidente da ACP, Gláucio Geara, e de cinco palestrantes sobre temas pertinentes à logística reversa, além de apresentação de cases.
Palestras
Ao todo, cinco painéis foram ministrados durante o seminário. No primeiro deles, “Marco legal da Logística Reversa no Brasil”, o advogado Alessandro Panasolo, da Paola & Panasolo Advogados Associados, falou sobre a Lei no 12.305/10 referente à Logística Reversa no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com atuação em Direito Ambiental, Panasolo entende que logística reversa é um processo que exige “planejamento, implementação e controle de custos, fluxos de matérias-primas, trajeto e qualquer outra informação relacionada a um produto, desde o ponto de consumo até o ponto de origem”.
Ele falou sobre as extensões criadas sob a lei no que tange óleos lubrificantes; pilhas e baterias e embalagens em geral, além de frisar pontos importantes dos aspectos legais, acordos setoriais e acordos de logística reversa propriamente ditos. E finalizou deixando os pilares para a implantação da logística reversa pelas empresas:
- Governança transparente;
- Prazos adequados para implementação;
- Implementação em etapas;
- Ter o menor impacto econômico e ambiental possível;
- Oferecer segurança jurídica aos participantes.
Os outros painéis debatidos durante o seminário foram:
“O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná e a Logística Reversa”, or Vinicio Bruni, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Híbridos (Sema);
“Como participar da Logística Reversa de Pilhas, por Henrique Mendes, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee);
“Logística Reversa, problemas e soluções”, por Edson Sadao Imoto, da Associação Fukuoka Instituto
“ACP: Lançamento da Campanha de Engajamento do Comércio Paranaense “Botando pilha na Logístic a Reversa”, por Norman de Paula Arruda Filho.
Case
O diretor de Planejamento e Gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Rodrigo Rosalem, fez uma apresentação sobre do case “Implantação da Logística Reversa de baterias chumbo-ácido no Paraná”, com base no termo de compromisso assinado co o governo do estado junto ao Instituto Brasileiro de Energias Reciclável (Iber) com a Fecomércio PR e o Sincopeças, entre outras entidades.