A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) realizou no dia 11 de setembro, o III Encontro de Consulados e Câmaras de Comércio. Nesta edição a reunião recebeu apresentações de Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, representando o Mercosul.
O cônsul geral da Argentina, Pedro Ezequiel Marotta, falou sobre as principais relações de comércio que o país já tem com o Paraná e sobre o que pode ser expandido, dando ênfase ao setor de serviços. A Argentina é o segundo país com maior relação comercial com o Brasil, perdendo apenas para China. Entre os produtos com maior importação brasileira estão os do setor de autopeças, gêneros alimentícios como carne e produtos lácteos e os vinhos. “O consulado da Argentina e a Fecomércio já fecharam grandes negócios que resultaram em um acordo entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Câmara Argentina de Comércio (CAC). Somos gratos pelas oportunidades que surgem através dessa boa relação”, declarou o cônsul.
Em seguida a diretora comercial do ProChile, Maria Julia Riquelme, falou sobre a entidade governamental e sua atuação em 56 escritórios de 45 países. “O Chile é um país pequeno, com grandes acordos comerciais, mais de 26. Para nós o Brasil é um parceiro comercial muito importante”, ressaltou. As principais ofertas de exportáveis do Chile são os produtos de gênero alimentício, com grande destaque para o salmão, o vinho e o azeite de oliva.
As apresentações sobre o Paraguai foram feitas pelo cônsul geral Carlos José Fleitas Rodriguez. Ele exibiu um vídeo falando sobre as vantagens comerciais e tarifárias do país e sobre sua saúde econômica. “O Paraguai quer ter uma relação produtiva com o Paraná. Temos uma economia dinâmica, com previsão de crescimento econômico de 4,5%. Acima da taxa prevista para América Latina. Temos muito a oferecer de forma que todos saiam ganhando”, afirmou. Com a ajuda do assessor de diretoria do Sebrae Paraná, Ricardo Dellamea, foram passadas ainda as informações sobre internacionalização e sobre a Expo Paraguay Brasil 2018, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro em Assunção e que deve atrair grande número de empresários brasileiros em missão liderada pela Fecomércio, Fiep, Ocepar e Sebrae.
O presidente da Câmara do Comércio Brasil-Uruguai, Nelson Gramazio, falou sobre o mercado financeiro do país e sobre a segurança em fazer negócios no Uruguai. Ele destacou ainda a representatividade na exportação de gêneros alimentícios e a prestação de serviços no campo financeiro. “O Uruguai, apesar de sua pequenez, está enaltecendo sua representação mundial em gêneros alimentícios, como bovinos e ovinos. Além disso, estamos sempre de portas abertas para investidores”, ressaltou.
Para o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, esse III Encontro está consolidando um projeto que vem evoluindo e gerando frutos. “Temos procurado fomentar os negócios bilaterais e ajudar no desenvolvimento do estado. Nossos encontros já têm resultado em negócios fechados e outros em andamento. Tenho certeza de que muitas parcerias e ainda vão surgir. Estaremos presentes para estimular e auxiliar nas negociações”, garantiu.
Estiveram presentes nesta terceira edição cônsules de diversos países nas Américas, Europa, África e Ásia, despachantes aduaneiros, representantes do poder público, presidentes de sindicatos, supermercadistas, atacadistas e representantes comerciais. O diretor do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), Edi Roque Pegoraro; o diretor executivo da entidade, Mauro Cesar Carsten e o associado, Juan de Dios Ballesteros Gonzales participaram do evento.
Após a reunião cada país disponibilizou produtos típicos para degustação.
Fonte: Fecomércio PR com assessoria do Sinca PR