O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), Luis Antônio Dias, marcou presença na 42ª Convenção Anual do Canal Indireto – Abad 2023. O evento, iniciado na segunda-feira (19), reuniu cerca de 700 convidados presenciais, além de centenas de participantes que acompanham a transmissão pelo canal da Abad no YouTube. O presidente da Abad, Leonardo Miguel Severini, falou na abertura do evento, ao lado de deputados federais atuantes em pautas importantes para o desenvolvimento do setor.
“É com muita satisfação que recebemos todos em mais uma edição da nossa Convenção, um encontro que promovemos para fortalecer a parceria entre o atacado distribuidor nacional e os mais importantes fornecedores de produtos e serviços do nosso setor”, declarou o presidente da Abad, enfatizando a importância da participação ativa das empresas e entidades fundamentais para a promoção dos debates que embasam a programação dos dois dias de encontros.
Severini aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do setor para a economia brasileira. “O atacado distribuidor representa, hoje, 52% do mercado mercearil nacional, tendo faturado R$ 364,3 bilhões em 2022, com crescimento real de 12,1% sobre 2021”, pontuou.
Ele também mencionou a necessidade de o setor ter boas relações com o poder público a fim de construir um ambiente de negócios saudável e com marcos legais adequados à realidade do atual cenário. “Por isso nós, da Abad, seguimos empenhados na aproximação com os poderes executivo e legislativo no âmbito institucional, trabalhando em parceria com a UNECS e apoiando a atuação da FCS (Frente Parlamentar do Comércio e Serviços), cujo papel profícuo nos tem trazido tantos benefícios”, afirmou.
Abrindo espaço para o painel político que viria na sequência da abertura, Leonardo Miguel Severini reforçou que a entidade espera por uma reforma tributária capaz de modernizar e simplificar o sistema de arrecadação, favorecendo a competitividade e o equilíbrio entre as empresas.
O deputado federal Domingo Savio (PL-MG), que preside a FCS, também marcou presença na cerimônia de abertura. “O setor é essencial e tem capilaridade que chega a todos os cantos do Brasil, atendendo 215 milhões de cidadãos. Por isso, precisamos de uma reforma tributária que não gere aumento de impostos e que possibilite o crescimento da indústria sem transferir tributos para os setores de comércio e serviços”, disse.
Luiz Carlos Hauly, deputado federal (PODE-PR) pelo Paraná, fortaleceu a percepção de que o sistema tributário do Brasil é problemático. “Nossos tributos matam, há 40 anos, empregos, salários e empresas, além do poder aquisitivo e da economia. Vamos nos unir e trabalhar pelo Brasil”, declarou.
Para encerrar a cerimônia de abertura, Da Vitória, deputado federal (PP-ES), enfatizou a importante parceria construída entre o setor atacadista distribuidor e o Congresso Nacional. “Estar ao lado do congresso nos dá garantia de desenvolvimento do país. Com o apoio de todos e ao lado do parlamento, podemos promover a tão sonhada reforma tributária que fará com que o país avance”, finalizou.
Leia mais:
Setor apresenta desempenho positivo nos cinco primeiros meses do ano
Simplificação sem aumento da carga é caminho para crescimento do país
Cenário positivo para o Brasil e desafiador para o setor
Setor abraça agenda ESG e apresenta boas práticas de sustentabilidade
Equidade de gênero ainda é desafio mesmo comprovadamente melhorando resultados nas empresas
Não há setor forte sem incorporar o debate da digitalização, afirma Eduardo Terra
Segmentação, educação do vendedor e ferramentas para digitalizar pequeno varejo
*Com informações da Abad.