Integrantes do Sinca Jovem participaram da 5ª Convenção Nacional do Grupo Abad Jovens e Sucessores, realizada no dia 20 de novembro, em São Paulo. O evento reuniu aproximadamente 200 jovens lideranças do setor no espaço Fecomercio em São Paulo.
A convenção colocou em pauta temas como gestão e liderança, planejamento estratégico, vendas e até burnout. O evento foi conduzido pelo presidente do GAJS, Flávio Vinte.
A primeira palestra “A bola não entra por acaso” foi proferida pelo presidente do Fortaleza Futebol Clube, Marcelo Paz. O clube vai disputar a Libertadores em 2023, mas Marcelo foi além do futebol, pois o conteúdo apresentado foi sobre gestão.
Outro tema sensível dentro da programação foi relacionado ao burnout, síndrome de esgotamento profissional que provoca sintomas com exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Para mostrar como gerenciar a pressão do mundo corporativo e zelar por resultados, foram convidados Jorge Feliciano, executivo de Gente e Gestão do Grupo Martins, Guilherme Saboia, diretor sênior de Vendas da SC Jonhson e Patrícia Turmina, vice-presidente do GAJS, como mediadora.
Feliciano apresentou uma mandala da jornada de gerenciamento da pressão corporativa, que é adotado no Grupo Martins, onde o ser humano está no centro. “Como gestores de pessoas, com empresa responsável, temos de cuidar das pessoas para que elas possam produzir, ser felizes e dar resultado para os negócios. Por isso, é melhor atuar na prevenção do que na reação”, disse. Saboia pontuou que a palavra-chave é o equilíbrio: “Para encontrar esse equilíbrio, é preciso um trabalho conjunto, da empresa e do colaborador.”
Na parte da tarde, o evento foi reiniciado com o painel sobre liderança na empresa familiar. Participaram do debate Dorian Moraes e Danielle Brasil Dutra, da Riograndense, Oberdan Garcia, Conselheiro do GAJS, e o advogado Alessandro Dessimoni, consultor jurídico da Abad, no papel de mediador.
A parceria construída entre pai e filha passou por diversos momentos diferentes. “O sucessor entra na empresa com muita ansiedade e, às vezes, não é momento de mudança. A mentalidade deve estar direcionada para ajudar a construir”, disse Danielle. Dorian, por sua vez, acredita que foi fundamental que Danielle lutasse pelas suas posições na empresa. “Consegui enxergar e tive a humildade de compreender que precisávamos ter alguém mais preparado para enfrentar esse novo mercado”, afirmou. Oberdan Garcia acredita que ter um processo de sucessão bem definido na empresa é um importante diferencial para que a indústria faça investimentos. “Ainda mais hoje quando se olha o longo prazo de uma forma muito mais estruturada.”
A palestra seguinte, proferida por Rodrigo Miranda, empreendedor e conselheiro de empresas, foi sobre planejamento estratégico. Considerado pela Forbes um dos 6 jovens abaixo de 30 anos mais influentes do varejo no Brasil, Rodrigo apresentou vários cases interessantes, que mostram a importância da estratégia. “Se alguém me obrigar a escolher uma única vantagem competitiva hoje eu diria que é não parar de inovar nunca. Porque a inovação é uma vantagem competitiva que faz a empresa ser única”, sentenciou.
O vice-presidente da Abad, Juscelino Franklin de Freitas Júnior, finalizou a programação com uma palestra sobre vendas. Ele lembrou que o atacadista distribuidor é antes de tudo um vendedor. “O relacionamento é um princípio que não vai deixar de existir. É preciso cuidar do material humano que representa a empresa. Porque no final de tudo só se fez resultado com vendas”.
Comitiva paranaense
A comitiva paranaense foi liderada pelo presidente do Sinca Jovem e diretor do Sinca PR, Hamilton Rodrigues, e pelo vice-presidente do grupo do Paraná, Fabiano Ferrari. O Paraná fará parte da nova gestão do GAJS com Mariana R. da Esmeralda.
Patrocínio
A Convenção GAJS deste ano foi patrocinada pela Cash.in, Fusion, GS1 Brasil, Máxima Tech, Mercedes Benz, RedCloud, Temsi, TOTVS e Volkswagem Caminhões e Ônibus.