Misturar contas pessoais com contas da empresa pode colocar o negócio em risco, alertam voluntários do Sonhos Reais, programa de Educação Financeira da Serasa Experian
Enxergar o crédito apenas como uma boia salva-vidas, quando as finanças do microempreendimento já estão naufragando, não é uma boa saída. Diante disso, promover a mudança na maneira de pensar dos microempreendedores no país é o objetivo da parceria firmada entre a Serasa Experian e Aliança Empreendedora, organização social que desenvolve projetos de geração de renda, negócios inclusivos e disseminação da cultura empreendedora no Brasil.
A mistura das contas do supermercado, do carro pessoal ou da escola dos filhos com as contas da empresa é bem comum na vida dos microempreendedores. Dona Edilsa Maria da Silva, 43 anos, e o marido, por exemplo, que possuem um bar na região do Jaraguá, são um exemplo disso. “Quando vamos ao supermercado, passamos tudo junto – as compras do bar e as da casa”, diz. Edilsa começou a prestar mais atenção nisso quando começou a não sobrar dinheiro para eles no final do mês e, antes que o empreendimento naufrague resolveu procurar ajuda.
O projeto da Serasa Experian e Aliança Empreendedora leva conhecimento sobre educação financeira aos microempreendedores de baixa renda, com foco em gestão, análise financeira do negócio e regularização da situação de dívida, quebrando o ciclo de pobreza que permeia grande parte dos microempreendimentos. A equipe de voluntários do Programa Sonhos Reais da Serasa Experian está incumbida de mentorar os empreendedores que tiverem interesse ao longo do programa.
Fonte: Serasa Experian
Para a gerente responsável pelo programa de educação financeira da Serasa Experian, Andréa Regina, a falta de conhecimento e de interesse em buscar informação e ajuda sobre como usar o crédito são entraves para que o negócio prospere com saúde financeira. Segundo o último estudo da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), apenas 1% das iniciativas de educação financeira das organizações no país são destinadas às micro e pequenas empresas. “Mas a Serasa Experian acredita que mobilizar a sociedade em torno de causas relevantes e promover transformações sociais efetivas compõe o seu papel de empresa cidadã”, afirma Andréa. “Por isso, firmamos esta parceria com a Aliança Empreendedora, que prevê o apoio a microempreendedores de diferentes perfis e setores, com o objetivo de construir um modelo de saúde financeira, contribuindo para a inclusão social e econômica de comunidades de baixa renda.”
Prática e conteúdo
Dentre o público-alvo que se pretende atingir, as mulheres microempreendedoras de baixa renda são destaque. Boa parte dos micro e pequenos negócios fracassam antes de completarem um ano de vida. A falta de planejamento das finanças é um dos fatores críticos para o sucesso do negócio. “Muitos, por não fazerem um bom planejamento orçamentário, acabam tendo dívidas, mas não enxergam as linhas de crédito pessoa jurídica como aliadas no crescimento empresarial. Ao contrário, por desconhecimento de causa, essas pessoas vão atrás de crédito pessoal para desafogar as finanças do negócio, sem entender que existem caminhos mais saudáveis para o crescimento”, afirma a gerente.
O programa pretende atender microempreendedores com perfis diferentes: pessoas que já tenham iniciado seus empreendimentos, interessados em fortalecer ou ampliar os negócios e microempreendedores que estão com restrição ao crédito. Os participantes podem ser formalizados ou não. E para aumentar as chances de sucesso do empreendimento, o programa firmou parceria com o Banco do Povo Crédito Solidário, uma organização social para fornecer acesso a microcrédito produtivo e orientado.
A fase piloto do projeto já está sendo realizada: 13 microempreendedores já foram capacitados ao longo de quatro encontros. Os temas distintos são: Sonho pessoal e para o negócio; financiamento pessoas x finanças do negócio; Planejamento, controle e análise financeira; Descobrindo atalhos: poupança, fundos de crédito e inadimplência; e Ligações Valiosas: Quebrando o ciclo da pobreza.
Além dos encontros de orientação e metodologia, os voluntários da Serasa Experian contribuem com a saúde financeira destes empreendedores, por meio de mentoria. Os voluntários vão até a casa ou negócio dos microempreendedores.
Sonhos Reais
O Programa de Voluntariado Corporativo com foco em Educação Financeira da Serasa Experian – Sonhos Reais tem como objetivo orientar consumidores e empreendedores sobre a melhor maneira de gerir a vida financeira pessoal e empresarial, ajudando a estabelecer o consumo consciente. Para isso, conta com o conhecimento em crédito da Serasa Experian e com a atuação de sua equipe de profissionais voluntários, que leva as informações até o público-alvo por meio de oficinas gratuitas.
Os participantes são orientados sobre cuidados antes de solicitar um empréstimo, negociação de dívidas, as melhores opções de serviços bancários, o que é um orçamento e controle das contas. Além disso, recebem dicas para aprender a poupar e falar sobre dinheiro com a família. O programa foi criado em 2010 e só em 2013 foram realizados 211 encontros, beneficiando mais de 8 mil pessoas.
Sobre a Aliança Empreendedora
Aliança Empreendedora é uma organização sem fins lucrativos, intitulada OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que trabalha com projetos de geração de renda, negócios inclusivos e disseminação da cultura empreendedora no Brasil. Iniciou suas atividades em 2005 em Curitiba-PR, com a missão de unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. A missão da organização é fazer da economia um lugar para todos.