Sincanews

Resumos Enacab – palestras 8 a 10 de agosto

Dia 10/08 – Quarta-feira

13h – Palestra Inaugural – Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Palestrante: Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) participou nesta segunda-feira da Sessão Solene de Abertura do ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento, como palestrante principal. Otimista e entusiasmado com o futuro do Brasil, FHC lembrou seu em seu discurso que liberdade e democracia também pedem ordem e ausência de privilégios.

“A cultura nacional vigente de que tudo se arruma não é verdadeira. Atravessamos hoje um momento político e econômico delicado. As leis devem ser iguais para todos, a sociedade não quer mais foros privilegiados. A primeira regra do Poder é o dever de prestar contas. Gostamos ou não, nós somos iguais. Temos o dever de nos comportar com decência. O Brasil não pede mais do que isso dos seus dirigentes.”

16h – Auditório ABAD

Palestra Técnica – Cenário atual e futuro dos modelos de negócios de distribuição
Nelson Barrizzelli – Professor e pesquisador da FIA
O professor Barrizzelli iniciou sua palestra lembrando que o setor lida com produtos de altíssima concorrência. Mas ressalta que essa concorrência deve ir além do preço: “Seja em tempo de crise ou tempo de não crise, o que precisamos é de inovação e criatividade. Precisamos buscar um novo nicho de mercado, uma nova forma de atender, um sortimento adequado, algo que nos torne únicos diante dos nossos clientes.”

17h00 – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Relações de trabalho em hora de crise
José Pastore – Professor da FEA/USP
A modernização das relações do trabalho foi o tema central desta palestra, que trata a crise econômica como uma grande oportunidade para promover mudanças nas relações de trabalho e na legislação previdenciária, beneficiando empregados e empregadores. Segundo o professor, a reforma pensada hoje pelo governo federal “não é perda de direito, não é revogação da CLT”. A ideia é abrir espaço para que empregador e empregado possam negociar algumas questões.

18h – Auditório ABAD
Painel – O mercado de Food Service em transformação – Oportunidades crescentes no abastecimento
Sérgio Molinari – Diretor da Food Consulting e da Food Experts + convidados
O consultor acumula experiência de mais duas décadas no mercado de Food Service, durante as quais ele tem se empenhado em formar cultura e disseminar dados e informações sobre esse importante mercado, que movimentando perto de R$ 140 bilhões junto aos fornecedores. Para os próximos anos, diz Molinari, a previsão é que aumentem muito as oportunidades e também os desafios do Food Service, não apenas pelas constantes mudanças em termos de tendências, mas pelo incremento da concorrência das multinacionais do setor.

Dia 09/08 – Terça-feira

10h00 – Auditório principal
Painel – Reconstruindo o Brasil – Uma visão institucional e econômica
Palestrantes: Economista Eduardo Giannetti da Fonseca e José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD
Convidados especiais: Honório Pinheiro (CNDL), Laércio Oliveira (CNC), Paulo Skaf (Fiesp), Fernando Yamada (ABRAS)
Mediador: Ricardo Boechat
Eduardo Giannetti da Fonseca abriu o debate compartilhando boas notícias. Para o economista, a inflação deve chegar a 5% em 2017 e o PIB deve crescer cerca de 2% em 2017. Apesar das previsões otimistas, Giannetti avalia que ainda há riscos para que o cenário positivo se concretize e o maior deles ainda está no campo político.  Durante  o debate, o presidente José do Egito acrescentou que o empresariado brasileiro não deve temer a aproximação com os políticos. “Temos um futuro promissor, por isso vamos continuar fazendo a lição de casa e continuar comprometidos com as mudanças”.  

15h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Envelhecimento – Seus impactos econômicos e desafios para o varejo
Jorge Félix – Especialista e pesquisador em economia da longevidade
A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos e, com esta mudança no perfil da população, diversos setores da economia estão sendo impactados. O envelhecimento populacional implica novas necessidades em termos de cuidados e de consumo, novas demandas de serviços e novas formas de tratar e atender esse segmento, que continuará a crescer nas próximas décadas. Com este cenário, fica claro que as companhias de todos os setores precisam estar preparadas para entender às especificidades deste público. 

16h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Necessidades e expectativas do Varejo de Vizinhança
Marco Lima da GfK – Diretor de Relacionamento de GfK Brasil
A GfK apresentou uma verdadeira radiografia do Mercado de Vizinhança.  Além de dados de desempenho e relacionamento com fornecedores, o especialista demonstrou como os novos perfis de gestores dessas lojas podem determinar o futuro e ressaltou pontos fortes, alertas e dicas para aprimorar a competitividade.

17h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Inteligência do Varejo de Vizinhança
Olegário Araújo – Diretor da Agência Inteligência de Varejo
A palestra de Olegário Araújo sobre inteligência do varejo de vizinhança baseou-se em um case real de sucesso e destacou quatro temas: foco no cliente, cuidados com a margem, promoções e estoques. Araújo deu um exemplo real envolvendo um caso recente de um varejista de uma pequena cidade do interior de São Paulo, que nunca havia se preocupado em conhecer o cliente, até que a concorrência se instalou no local. As ações adotadas demonstraram os conceitos

18h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Como ajudar no desenvolvimento do Varejo de Vizinhança
Eduardo Terra – Professor da FIA, Presidente da SBVC e Sócio-Diretor da BTR Consultoria
 “Como ajudar no desenvolvimento do Varejo de Vizinhança” foi o tema desenvolvido na palestra técnica de Eduardo Terra, professor da FIA, presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria. A palestra tratou da influência da situação econômica nesse canal e a importância de conhecer bem as características para acompanhar o bom desempenho que vem acontecendo. Ele traçou um panorama dos últimos anos e comparou com o que ocorre no exterior.

 

10h – Auditório ABAD
Palestra – Desafio da Mudança
Leandro Karnal – Historiador, Antropólogo e Filósofo
Para Karnal, vivemos sempre no presente. Com base no que diz Santo Agostinho: “O seu tempo é o único momento no qual estou”. E propõe substituir as palavras “passado, presente e futuro” por “experiência, ação e estratégia”. Dessa forma, “teremos uma visão melhor que tudo que passou serve para que possamos pensar a nossa ação e a partir dela estabelecer a estratégia para o futuro”, afirma. Isso vale tanto para pessoas como empresas.

16h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Descumprimento da PNRS gera multa! Saiba como evitar
Andreia Alves – Consultora ambiental da ABAD
Renan Soares – Consultor jurídico da ABAD
Esta palestra abrange diversos aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS atualmente em vigor, em especial o Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo, as
sinado pela ABAD e outras 25 entidades em novembro de 2015. A consultora ambiental da ABAD Andréia Alves e o consultor jurídico Renan Soares abordaram as normas e exigências legais, as vantagens de participar do Acordo Setorial e as implicações da não observação da legislação, que incluem multas e sanções. Participação das empresas Ecounity, Trial Ambiental e Wise Waste, parceiras da ABAD na implantação do Acordo Setorial nas empresas do setor.

17h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Cenário Econômico e Político 2016/2017
Carlos Kawall – Economista Chefe do Banco Safra
Para Carlos Kawall, o país passa por uma crise sem precedentes desde os anos 1980. “É necessário fazer reformas constitucionais, já que o problema é estrutural, de contas públicas: “O governo arrecada em impostos 32% do PIB (índice elevado em relação a outros países) e gasta 42%. Ou seja, gasta 10% mais do que arrecada”. Para o economista, a recuperação da economia será lenta, algo entre quatro ou cinco anos, “mas em breve poderemos começar a ter crescimento”.

18h – Auditório ABAD
Palestra Técnica – Suceder ou ser sucedido – Sua empresa e sua família estão preparadas para isso?
Carlos Lima – Presidente do Grupo ABAD Jovens e Sucessores
Carlos Lima explica que é vital realizar um planejamento de sucessão profissional visando minimizar riscos de pulverização do patrimônio e desunião da família. O processo deve ser conduzido por uma assessoria jurídica externa isenta, para evitar, por exemplo, que as decisões sejam influenciadas por fatores emocionais e disputas de poder. “O sucessor escolhido deve ser o mais qualificado, e ele precisa ter compromisso com o futuro da empresa.”

Fonte: ABAD