Prestes a completar dez anos de criação, o Projeto Crescer de Arapongas (PR) celebrou o fim das atividades de 2014 com uma homenagem ao cinema feita pelos alunos da instituição no dia 2 de dezembro, no Ginásio de Esporte Luiz Augusto Zin.
Presidido pelo presidente do SINCAPR, Paulo Hermínio Pennacchi, o projeto atende desde 2005 crianças em vulnerabilidade social, matriculadas em escolas públicas do 6º ao 9º ano, cuja renda familiar é de até três salários mínimos.
O Crescer oferece em contraturno escolar oficinas de música, teatro, dança, flauta e capoeira, com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além de ofertar aulas de reforço escolar de português, matemática, educação física, inglês, e aulas de cidadania.
A iniciativa conta com o apoio do SINCAPR, ABAD, entre outras entidades e empresas.
Nesse ano, 433 crianças foram matriculadas nas atividades do projeto. O encerramento, contou com a participação de aproximadamente 350 alunos, com o envolvimento da equipe pedagógica, formada por cerca de 40 pessoas.
A diretora do Projeto, Marisa Bozana, comenta sobre a ousadia da ação que levou ao Ginásio de Esporte Luiz Augusto Zin, apresentações baseadas em recortes do cinema com o “Cine Crescer”. “A cada ano buscamos uma temática para o encerramento letivo. Já trabalhamos com uma homenagem ao circo, um passeio pelo Brasil, tributo a artistas, ….. e esse ano decidimos trazer o cinema como pauta. Toda a apresentação foi baseada em musicais e filmes de grande repercussão, trabalhados com a nossa linguagem e que fosse atrativo ao público”, comentou.
Uma das apresentadoras da noite e aluna da iniciativa, Beatriz Ernandes Alves, de 14 anos, completou o ciclo no projeto e falou sobre a experiência obtida durante esses quatro anos. “O projeto foi uma realização muito boa na minha vida, pois cada vez mais fui evoluindo na escola, interagindo com as outras crianças. Infelizmente esse é meu último ano, mas daqui levo muitas amizades e conhecimento”, pontuou a aluna que se destacou durante o ano no Projeto Crescer I e recebeu um tablet como reconhecimento ao seu desempenho.
De acordo com a representante estadual do Instituto ABAD, Cleide Pennacchi, a proposta para o ano que vem é que o projeto ofereça a ex-alunos as oficinas de canto, dança, teatro, flauta e capoeira, com duas aulas semanais de cada oficina. “Assim garantiremos continuidade a talentos desenvolvidos durante os anos de participação no projeto”, enfatizou.
O presidente do SINCAPR e do Projeto Crescer, Paulo Hermínio Pennacchi, prestigiou o evento e agradeceu aos presentes e ao envolvimento da equipe e dos alunos. “Agradeço a todos que vieram, principalmente aos pais e aos alunos do Projeto Crescer. Parabenizo os professores e a toda a equipe envolvida que usaram da sua criatividade para a montagem desse espetáculo que a cada ano supera em grandiosidade”, falou.
Também prestigiou o evento vice-prefeito de Arapongas, Pedro Paulo Bazana. Para ele, projetos como o Crescer que investem em educação deveriam ser disseminados a outros municípios e estados do país. Também assistiram ao espetáculo Cine Crescer, a secretária de Educação de Arapongas, Elizabeth Humi de Toledo; o presidente do Lions Clube de Arapongas, Agnelson Galassi; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Arapongas, Joana Pennacchi; o diretor Comercial da Chocolates Harald, Jacob Cremasco; entre outras autoridades.