Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o Ministério da Cultura e a Casa do Bom Menino de Arapongas, por meio dos projetos Crescer I e Crescer II, realizaram eventos que celebram os dez anos da iniciativa. O presidente da Casa Bom Menino e do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Paraná, Paulo Hermínio Pennacchi, prestigiou as ações que aconteceram na cidade do Norte Pioneiro do Paraná, ao lado da esposa e representante estadual do Instituto ABAD, Maria Cleide Zanin Pennacchi.
“Esse projeto já começou grande pela proposta e otimismo dos seus idealizadores, mas que durante sua trajetória, cresceu mais ainda com a adesão de um número cada vez maior de crianças e adolescentes, que trouxeram ainda mais alegria e otimismo à todos nós. Esse é um projeto de gigantes”, comentou Paulo Hermínio Pennacchi.
As comemorações iniciaram no dia 11, com um sarau realizado na Biblioteca Municipal Machado de Assis. Os alunos dos cursos de flauta, capoeira, canto e teatro se apresentaram durante a ocasião, com declamação de poesias e outras manifestações artísticas. No dia 12, a Noite Literária promoveu apresentações dos alunos de canto, dança e teatro, no Cine Teatro Mauá. O evento foi marcado pelo lançamento de um livro de contos e poesias escritos por alunos integrantes do projeto.
No mesmo local, foi realizado no dia 13 de agosto, a Noite de Canto e Dança, fechando a programação especial de dez anos da iniciativa. As alunas Vitória Tamile Sena do Rosário e Giovanna Baeza se apresentaram na ocasião, elas foram selecionadas na primeira etapa estadual para as audições do programa The Voice Kids que será exibido pela Rede Globo de Televisão.
Segundo a diretora da Casa Bom Menino, Mariza Padovezi Ferreira Bazana, aproximadamente 1.200 pessoas acompanharam os eventos que receberam uma nova proposta com públicos direcionados. “Considero que a programação foi um sucesso, pois atendemos públicos dirigidos pensados tanto pela proposta, como pela capacidade dos locais onde aconteceram. Em especial o lançamento do livro dos nossos alunos durante a Noite Literária, que foi um grande sonho realizado”, completa.
A ação faz parte da Lei de Incentivo à Cultura, e recebe o apoio do Lions Club, da Pennacchi Alimentos, da Unopar, além de diversos patrocinadores. No dia 1º de dezembro, está marcado o encerramento do ano letivo de 2015 do projeto, com a tradicional apresentação de todos os alunos do projeto.
O projeto
Presidido pelo presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi, o projeto Crescer atende, desde 2005, crianças em vulnerabilidade social, matriculadas em escolas públicas do 6º ao 9º ano, cuja renda familiar é de até três salários mínimos. O Crescer oferece em contraturno escolar oficinas de música, teatro, dança, flauta e capoeira, com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além de ofertar aulas de reforço escolar de português, matemática, educação física, inglês, e aulas de cidadania. Neste ano, 400 crianças foram matriculadas nas atividades do projeto.