O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná (SINCAPR), Paulo Herminio Pennacchi, participou no dia 10 de dezembro da solenidade de inauguração da nova unidade do Sesc em Londrina, o Sesc Cadeião Cultural. A ação fez parte das comemorações pelos 80 anos de fundação do município e reuniu diversos convidados e autoridades, entre eles o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; e o governador do Paraná, Beto Richa.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a construção que foi símbolo de isolamento, passará a ser um espaço para a difusão da cultura e intercâmbio de ideias, arte e conhecimento. “Esta é uma noite de festa, noite de concretização de um desejo almejado há muito tempo. O desejo da preservação pela arte da transformação. Este agora é um espaço em que se preserva a memória e se multiplica a cultura. Um local para ensaiar, tocar, socializar, ver, ouvir, desfrutar. O velho Cadeião não existe mais. Hoje o novo Cadeião Cultural abre suas portas para a população londrinense, neste dia histórico em que a cidade completa 80 anos de fundação”, disse Piana.
Segundo o governador do Paraná, Beto Richa, o novo espaço vai proporcionar bem-estar social à população de Londrina e região. “Este belíssimo espaço cultural é exemplo do bom trabalho realizado pela iniciativa privada em parceria com o poder público. Há 20 anos este espaço esperava para ser revitalizado e agora se transforma num lugar que será usufruído pelos londrinenses, com muitas atividades artísticas e culturais”, destacou.
De acordo com o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, a cidade recebeu um presente materializado em um centro de cultura. “Obrigado por este presente, pela parceria e por este marco arquitetônico e cultural. Este presente contempla o esforço de reconstruir a história da Rua Sergipe, e a história se perpetua pelas atividades culturais que aqui serão executadas”, pontou o prefeito.
O jornalista e escritor, Domingos Pellegrini, que foi um dos responsáveis por impedir, na década de 1990, a demolição do prédio, agora escreveu, a pedido do Sesc PR, o livro “A Arte da Transformação”. Ele foi repórter policial da Folha de Londrina durante anos e entrevistou, dentro da cadeia, muitos criminosos. Essa experiência e as mudanças pelas quais o prédio passou foram relatadas no livro.
Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração, os diretores regionais do Sesc e do Senac PR, Dieter Leigning e Vitor Monastier, respectivamente; o chefe da Assessoria Parlamentar junto ao Poder Legislativo (Apel-CNC), Roberto Velloso; o presidente da Fecomércio ES, José Lino Sepulcrio; vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o presidente da Comissão da Obra, Sigismundo Mazureki; o deputado federal, Luiz Carlos Jorge Hauly; o deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida; o deputado estadual eleito, Tiago Amaral, dentre outras autoridades e lideranças sindicais.
A cobertura completa da inauguração será destaque na edição nº 103 da Revista Fecomércio PR. Para conhecer a história de transformação do Sesc Cadeião Cultural, clique aqui.