Sincanews

Prefeitura de Curitiba lança Vale do Pinhão

No dia 23 de março,  a Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Fecomércio e outras entidades, lançou o projeto Vale do Pinhão, que pretende devolver à Curitiba o status de cidade mais inovadora do Brasil. A ideia é fazer com que o poder público atue junto a entidades, universidades, empresas e startups para fortalecer o desenvolvimento de negócios inovadores e da economia criativa na capital.

Uma alusão ao Vale do Silício, na Califórnia, o Vale do Pinhão compreende a região do bairro Rebouças, antiga zona industrial de Curitiba. O projeto visa atrair empresas inovadoras e de tecnologia para esse entorno. O local onde foi realizada a cerimônia de lançamento do Vale, o Engenho da Inovação, funcionará como uma espécie de sede. São 1,6 mil metros quadrados de área onde será criado um espaço de coworking (escritório compartilhado), uma incubadora para projetos de tecnologia, além de eventos culturais e empresariais.

“Se há Vale do Silício, por que não pode haver Vale do Pinhão?” Na opinião do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, essa é uma ideia nova. “Nós queremos sim, coworkings, fablabs, empresas de TI, moços e moças empreendedores, gente ousada sendo mais forte que as dificuldades, indo e vindo de bicicletas elétricas”, afirmou.

No projeto estão incluídas outras medidas que visam levar mais inovação para dentro da prefeitura, conectar e aumentar o número das empresas e organismos participantes, além de internacionalizar as ações. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que participou do lançamento, defendeu que a cidade precisava voltar a ser modelo de inovação. “Nos últimos tempos a cidade perdeu seu espaço. Felizmente agora estamos dando o pontapé inicial desse novo espaço que será o grande futuro de Curitiba e dessa juventude que vem vindo. Que eles possam inovar e ajudar a nossa cidade, o Paraná e o nosso país a crescer”.

Fonte: Fecomércio PR