Sindicato do Comércio Atacadista
e Distribuidores do Estado do Paraná

Filiado à:
filiado-coratado.png

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou com força a alta em setembro para 1,42 por cento, contra 0,40 por cento em agosto, pressionado principalmente pelos preços no atacado.

O dado informado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 1,23 por cento em setembro.

A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 2,02 por cento em setembro, acelerando ante a alta de 0,44 por cento no mês anterior. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

No IPA, os preços dos produtos agropecuários passaram a registrar avanço de 3,40 por cento, contra alta de 0,58 por cento em agosto. Já os produtos industriais subiram 1,49 por cento no mês passado, contra 0,38 por cento em agosto.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) registrou alta de 0,42 por cento, contra avanço de 0,22 por cento em agosto. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Segundo a FGV, a maior contribuição para o resultado do IPC-DI veio do grupo Alimentação, com avanço de 0,32 por cento contra queda de 0,11 por cento.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) teve avanço de 0,22 por cento em setembro, contra alta de 0,59 por cento no mês anterior. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Fonte: Reuters

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *