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Os rumos da cadeia de abastecimento em 2016 foram tema do Encontro de Valor ABAD

A ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores realizou ontem (16), o Encontro de Valor ABAD, focado no debate sobre as estratégias que devem nortear os negócios da cadeia de abastecimento do Canal Indireto, que abastece o varejo independente (não pertencente às grandes redes) e responde por 52% de tudo que é movimentado no comércio mercearil brasileiro.

O evento foi comandado pelo presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho, e contou com a presença de mais de 400 participantes, entre representantes da indústria fornecedora do setor, parlamentares, especialistas em consumo e alguns dos mais importantes atacadistas e distribuidores dos 26 estados e do Distrito Federal, trazidos pelas 27 Filiadas Estaduais da ABAD.

Política e economia

O Painel Político-Econômico foi mediado pelo economista Ricardo Amorim, que também trouxe sua contribuição e falou sobre o atual momento. Analisando a conjuntura econômica das últimas décadas, Amorim disse que vê semelhanças com outros momentos, quando uma crise profunda antecedeu períodos de grande crescimento. Ressaltou que o cenário atual traz oportunidades de ajustes e investimentos, que poderão favorecer os investidores assim que se recuperar a confiança e forem feitos os ajustes necessários nas contas públicas.

Os parlamentares presentes, senador Douglas Cintra e deputado federal Laércio Oliveira, respectivamente presidente e 1º vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, fizeram considerações acerca do aspecto político da crise. Douglas Cintra considera que o principal problema não está no governo, mas sim no Congresso, que vem aprovando leis que dificultam o crescimento econômico, muitas vezes por razões partidárias. Ele acredita que a tensão política está chegando ao limite e que um novo caminho deve surgir, com ou sem a presidente Dilma Rousseff. Já o deputado Laércio Oliveira acredita que o empresário precisa rever a importância do voto, assim como é preciso que o governo repense os modelos políticos e econômicos do país: “Precisamos pensar um Brasil diferente”, afirmou.

Um olhar sobre o setor

O Painel Setorial, que trouxe o tema “A importância do Atacado Distribuidor para o fortalecimento e desenvolvimento do Varejo Independente no Brasil”, foi mediado pelo consultor e professor Nelson Barrizzelli, profissional com amplo conhecimento sobre as questões que envolvem atacadistas, distribuidores e o varejo mercearil.

NelsonBarrizzelli apresentou um resumo do trabalho do Comitê Canal Indireto, que desde 2013 tratou da uniformização do conceito sobre os diversos modelos de atuação do Canal Indireto, com o objetivo de fazer uma análise prospectiva sobre a estrutura de distribuição no país, trabalho que deve gerar um livro a ser lançado em 2016.

Também participaram dos debates os empresários José Costa (JC Distribuidora), representado o modelo “distribuidor”; Emerson Destro (Destro Macro Atacado), representando o modelo “atacado generalista com entrega”; Ricardo Roldão (Atacadista Roldão), representando o “atacado de autosserviço” e Fernando Queiróz (Diso Comércio de Alimentos, que atua como Broker da Nestlé), representando os “agentes de serviço”.

José Costa apontou o desperdício que existe na cadeia, em especial o desperdício de tempo, com o trânsito das grandes cidades e a espera para descarga de mercadorias. “É possível estabelecer uma relação ganha-ganha com os clientes do setor para coletar melhorias, com menor tempo parado do caminhão e maior rapidez na entrega para o varejista”, afirmou. Ele também observou que todas as operações do atacado podem crescer, mas é preciso deixar claro o propósito e os custos de cada um dos modelos. Ele acredita que, para os próximos anos, esse aprendizado deve nortear as ações do setor.

O presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, também presente no painel, lembrou que a retaguarda do varejo é uma preocupação da ABAD, tanto assim que a loja modelo da ABAD 2015 Fortaleza foi montada com doca e estoque. No ENACAB 2016 haverá, além da loja, um CD inteligente para ajudar o cliente varejista a ser mais eficiente. O presidente também mencionou que uma aposta promissora é a consolidação de cargas.

“A produtividade no Brasil não aumentou nos últimos 10 anos e quem não aumenta a produtividade precisa aumenta o preço”, disse o prof. Nelson Barrizzelli. Segundo ele, estudo realizado na USP mostrou que a economia com a consolidação de cargas chega a 40%.

Ricardo Roldão observou que hoje está de volta nas famílias o conceito de compra do mês ou compra de abastecimento. Segundo ele, o atacarejo (cash &carry) responde por 35% a 37% dessas compras. O cash &carry também é o maior fornecedor do foodservice, e é dessa forma que cumpre seu papel na cadeia.

Para Emerson Destro, a evolução dos relacionamentos para um patamar mais estratégico é necessária e deve acontecer ao longo de toda a cadeia, mas o varejo muitas vezes não tem condições tecnológicas e de gestão para acompanhar os agentes de distribuição e a indústria, algo que precisa ser sanado.

Barrizelli ponderou que o pequeno varejo continuará a ser desafiadopelas grandes redes; e esse desafio também vai atingir o agente de distribuição. Com isso, ambos serão motivados a se modernizar.

Para falar pela indústria fornecedora e parceira do setor, o painel contou com a presença do vice-presidente de vendas da Nestlé, Ricardo Citrângulo. Segundo ele, o setor está em um processo de especialização e amadurecimento que deve ser aprofundado, em conjunto com a indústria. “Quanto mais especialistas formos, melhor vamos atender o varejo e mais sucesso teremos”. Ele avalia que em cinco anos o mercado mudou mais do que nos últimos 50 anos. A questão, para ele, é como mudar e poder obter resultados diferentes e melhorar a cadeira de abastecimento, fugindo dos paradigmas do passado.

Trazendo uma visão sobre o varejo independente, também participaram o Sebrae Nacional, representado pelo gerente da unidade de atendimento setorial comércio, Juarez de Paula, e a consultoria GfK, na pessoa do diretor Marco Aurélio Lima.

 

Ambos ressaltaram a importância de investir no varejo. Em sua apresentação, Marco Aurélio, diretor da GfK, apresentou uma pesquisa sobre o perfil do pequeno varejo alimentar, em um universo de 17 mil pontos de venda em todo o país. “É um canal que continua crescendo uma média de 6% ao ano, tanto em faturamento quanto em metro quadrado e SKUs. Portanto, é um empresário que continua otimista, e a pesquisa mostra que o canal busca um diferencial. Tabloides de ofertas, padaria, produtos orgânicos, peixaria, eletrodomésticos. Qualquer coisa que possa ajudá-lo a concorrer em melhor condição com as grandes lojas”, afirmou.

 

Segundo Marco Aurélio, a gestão é o grande gargalo. Os pequenos varejistas gastam muito tempo comprando, e nem sempre compram bem. “Os agentes de distribuição têm uma importante função na profissionalização desse varejo, podendo ajudá-lo no gerenciamento de categorias, na gestão de vendas e gestão de estoques”, disse.

 

O presidente José do Egito destacou a importância do Varejo Competitivo da ABAD, que vem cumprindo o seu papel de levar informação e profissionalizar o varejo.

 

Por sua vez, o gerente da unidade de atendimento setorial comércio do Sebrae, Juarez de Paula, falou sobre a campanha de movimento permanente “Compre do Pequeno”, que conseguiu a adesão de mais de 300 parceiros, entre eles a ABAD. Ele apresentou o pequeno negócio em números. Segundo ele, são 10 milhões de empresas no país (95% do total), responsáveis por 52% dos empregos formais, cerca de 17 milhões de postos de trabalho, e 27% do PIB.

 

Ao encerrar o painel, Barrizzelli lembrou que ali estava reunida a nata dos empresários agentes de distribuição e que esse grupo tem nas mãos o poder de fazer as mudanças necessárias ao setor.

 

Lançamento e premiação

No Encontro de Valor, além dos debates, também foi feito o lançamento oficial do ‘ENACAB 2016 – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento e 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo’ que será realizado em São Paulo e deve reunir todos os integrantes do Canal Indiretopara três dias de planejamento estratégico, relacionamento e realização de negócios.

 

Foi divulgada, também, a pesquisa ‘Marcas em Destaque – Os campeões do Varejo Independente’, com a presença do diretor de varejo e atacado da Nielsen, Lucas Copelli, e realizada a premiação do ‘Fornecedor Nota 10’ de 2015.

Fonte: ABAD