Em sessão solene realizada no dia 29 de junho, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de cidadã honorária à desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão. Por iniciativa do vereador Jorge Bernardi (Rede), a cerimônia foi presidida por Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Casa, e teve a presença da vice-prefeita da capital paranaense, Mirian Gonçalves.
A solenidade teve uma apresentação com o maestro André Peixoto e as cantoras Andressa Almira Viana, Luciana Vitória Ribeiro da Silva e Vitória Tamile Sena do Rosário, do projeto social Crescer, de Arapongas, as quais tiveram o patrocínio do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Paraná (Sinca PR).
Em sua saudação, Bernardi lembrou que a homenageada nasceu em Imbituva e se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo ingressado na magistratura em 1982. É desembargadora do Tribunal do Trabalho da 9ª Região desde novembro de 1996 – tendo presidido este tribunal entre 2011 e 2013. “Na presidência do TRT, Rosemarie procurou aproximar o cidadão comum da Justiça do Trabalho. A fim de torná-la mais ágil e proporcionar o bom desfecho das demandas, enfatizou a importância da unificação jurisprudencial, bem como da fase de conciliação”, destacou Bernardi.
“Atualmente a desembargadora Rosemarie é a responsável pela gestão de ações de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem. Este é um programa que vai além do combate ao trabalho das crianças, já que, por meio de cursos, objetiva preparar o menor para uma profissão e para a vida”, lembrou Bernardi. Para ele, “este gesto demonstra enorme sensibilidade humana e amor ao próximo, fazendo dessa experiência uma oportunidade de transformação social”.
Mirian Gonçalves também fez uso da palavra para saudar a homenageada. Para ela, Rosemarie é merecedora do título de cidadã honorária. “A vida é muito boa. Quem diria que eu estaria aqui como vice-prefeita da cidade e ter a honra de ver você, minha amiga, homenageada nessa cerimônia linda e merecida?”.
Agradecimento
Rosemarie Pimpão agradeceu a iniciativa da homenagem. “Para mim, este documento foi escrito com ouro, mas não para adornar meu gabinete, e sim meu coração. Receber essa homenagem fortalece minha sensação de pertencimento à Curitiba, cidade que escolhi e onde tive a minha família”.
Em agradecimento à sua equipe, Rosemarie citou o escritor português, José Saramago: “não existe prêmio sem que para tanto se padeça pelo trabalho”. “Com a ajuda dessa inteligente equipe, pudemos construir um castelo. E é essa mesma equipe que está envolvida com o projeto de erradicação do trabalho infantil”.
Composição da mesa e autoridades
Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Luiz Traiano; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Arnor Lima Neto; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral,desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; a desembargadora Lenice Bodstein, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e a secretária-geral da OAB-PR.
Marilena Winter.
Também prestigiaram a ação presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Paraná (Sinca PR) e vice-presidente da Fecomércio PR e da Casa do Bom Menino de Arapongas Paulo Hermínio Pennacchi; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e coordenadora do programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, Joeci Machado Camargo, entre outras autoridades.
Fonte: Sinca PR com assessoria da Câmara de Vereadores de Curitiba