A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,4% (91,1 pontos) na comparação com dezembro de 2015 (92,4 pontos) e redução de 29,8% em relação a janeiro de 2015 (129,7 pontos). O indicador de intenção de consumo é elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
A queda acentuada da ICF é decorrente da incerteza dos consumidores quanto aos rumos da política e da economia do país, fazendo com que se mostrem cada vez menos propensos a gastar. O ideal é que o indicador estivesse acima de 100 pontos para que a intenção de consumo fosse considerada positiva.
Ainda assim, a Intenção de Consumo das Famílias paranaenses está acima da média nacional, que ficou em 77,5 pontos neste mês de janeiro e registra declínio de 35,3% ao longo dos últimos 12 meses.
Para os paranaenses, nunca esteve tão difícil obter crédito. O componente Acesso ao Crédito baixou 5,26% de dezembro para janeiro e caiu pela metade (-51,7%) na comparação com janeiro de 2015.
Outro ponto crítico é o Nível de Consumo Atual, que marca 56,8 pontos neste mês, baixa de 4,17% ante dezembro e expressivos 76% de decréscimo sobre janeiro do ano passado.
Com consumidores mais cautelosos, não é de se estranhar que muitos adiem a compra de produtos de maior valor, como aparelhos de televisão, refrigerados e automóveis. O quesito Momento para Compra de Bens Duráveis teve redução de 3,48% em janeiro na comparação com o mês anterior e de 21% ante janeiro de 2015.
Fonte: Fecomércio PR