Começa nesta terça-feira (14), a 34ª edição da Mercosuper, Feira e Convenção Paranaense de Supermercados. Voltado para supermercadistas e fornecedores, o evento será realizado no Expotrade, em Pinhais, e deve reunir cerca de 45 mil pessoas para conhecer as novidades do setor e discutir o cenário atual.
Promovida anualmente pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), a Mercosuper deve gerar um volume de negócios avaliado em torno de R$ 600 milhões. “É uma oportunidade de aproximar o fornecedor dos cerca de mil supermercados paranaenses e também de um intercâmbio de conhecimento e experiências”, diz o presidente da entidade, César Moro Tozetto.
Com estandes, palestras e painéis de discussão, a edição de 2015 traz como tema a inovação e a redescoberta do varejo, com uma proposta de reavaliar estratégias, gestão e processos aplicados no dia-a-dia do segmento, para adequação do setor ao atual cenário econômico do país. “O setor de alimentos é menos afetado, mas precisamos nos readequar à demanda do consumidor, que abre mão de produtos não essenciais e tende a substituir determinadas marcas por outras mais baratas”, diz Tozetto, apontando o principal desafio do setor para 2015. “Temos que nos reinventar, buscar a inovação, produtos novos e entender o consumidor para identificar tendências”.
Programação
As palestras magnas do evento serão ministradas por Magic Paula, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Claudio Tomanini, especialista da Fundação Getúlio Vargas em Marketing e Vendas, e a jornalista e comentarista política da Globo News, Cristina Lobo. Já as palestras técnicas incluem temas que vão de gestão de pessoas e comercial a novas tecnologias e sustentabilidade.
Entre os lançamentos confirmados para o evento, muitos atentam para o mercado de alimentação saudável, como os wafers integrais da Parati, as misturas para bolo integral da Orquídea e quatro novos produtos da italiana Schär. Todo o material excedente das vitrines da Mercosuper será recolhido e repassados ao Hospital de Clinicas da UFPR.
Fonte: Gazeta do Povo