A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve alta de 2,3% em outro deste ano. Apesar da queda de 1,9% na comparação com setembro, o indicador marca 101,3 pontos ante 99 pontos em outubro de 2017.
A ICF nacional está em 86,7 pontos, registrando queda de 0,3% em relação ao mês passado, após duas altas consecutivas. Já na comparação anual, o aumento foi de 11,3%.
O estudo aborda uma série de fatores que influenciam no consumo das famílias, levando em conta emprego, renda e a perspectiva de consumo em si. Dos sete componentes do indicador, quatro subindicadores são positivos na comparação anual, com destaque para Perspectiva de Consumo (19,8%) e Emprego Atual (10,5%). Os quesitos Nível de Consumo Atual (5,9%) e Acesso ao Crédito (0,6%) também melhoraram em relação a outubro do ano passado.
No entanto, verifica-se que na variação mensal houve redução na maior parte dos componentes da ICF, com destaque para Perspectiva Profissional (-7,1%), Acesso ao Crédito (-3,6%) e Momento para Compra de Bens Duráveis (-3,3%). A opinião dos paranaenses quanto à segurança do Emprego Atual cresceu 2,8% na variação mensal, enquanto a Perspectiva de Consumo se manteve estável, com 0,1%.
Faixas de renda
As famílias de maior renda possuem fatores mais favoráveis ao consumo. Após uma grande retomada em março, o indicador passou a cair gradualmente nesta faixa de renda e chegou a 106,3 pontos em outubro, permanecendo 1,66% abaixo da pontuação registrada em outubro de 2017 (108,1 pontos).
Já nas famílias com renda inferior a dez salários, a ICF está 3,29% acima do patamar de outubro do ano passado, com 100,3 pontos ante 97,1 pontos.
Fonte: Fecomércio PR