Sincanews

Indústria cresce em apenas cinco Estados

Apenas 11,3% da indústria nacional está crescendo e isso se deve à exploração de petróleo, gás natural e minério de ferro, e às safras de soja, milho e cana¬de¬açúcar, que sustentam o crescimento industrial dos únicos cinco Estados do país que apresentam alta nesse setor.

Como a perspectiva é de aumento na produção desses bens, é provável que Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco continuem crescendo em 2015, enquanto o restante da indústria do país, mais diversificada e sofisticada, permaneça em baixa, dizem analistas.

O segredo do crescimento desses Estados está na dependência de setores que produzem bens de baixo valor agregado, mas que estão com grande demanda, afirma o economista Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre¬FGV). “As indústrias ligadas ao agronegócio, à exploração de minério de ferro e ao petróleo devem continuar crescendo, porque o dólar valorizado é um impulso para a exportação e para o aumento na produção”, afirma ele.

Fonte: Valor Online