O ano de 1948 foi marcado por fatos importantes no país e no mundo. Para os dirigentes das 500 mil empresas da área do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná, para os comerciários e para os professores e alunos dedicados a formação profissional, a primeira data significativa naquele ano foi a criação da Federação do Comércio do Paraná, fundada em 19 de janeiro como entidade sindical patronal de grau superior, responsável pela administração de Sesc e Senac no estado.
Alguns dias mais tarde, em 30 de janeiro, Mahatma Gandhi falecia, depois de uma vida consagrada à libertação da Índia e à paz. Em 15 de março nascia no Rio de Janeiro o futuro diplomata Sérgio Vieira de Mello, vítima de um atentado em 2003, no Oriente Médio. Outro registro importante é a criação da Organização Mundial de Saúde pela Organização das Nações Unidas, em 7 de abril.
No dia 21 do mesmo mês foi lançada a campanha “O Petróleo é Nosso”, que gerou a criação da Petrobrás e o monopólio brasileiro do setor. A ONU voltaria às manchetes com o estabelecimento do Estado de Israel, em 14 de maio. O país foi imediatamente atacado pelos estados árabes vizinhos, na primeira guerra das muitas que, desde então, envolvem os dois povos. Os Jogos Olímpicos voltaram a ser disputados, depois de 12 anos de paralização devido ao conflito de 1939-1945. A sede foi Londres, com a participação de quatro mil atletas.
Por fim, a realeza britânica anunciava com destaque o nascimento do Príncipe Charles, primogênito da então princesa Elizabeth e seu marido Philip. 1948, ano bissexto, para sempre na história do comércio paranaense. Parabéns a todos aqueles que fizeram e fazem parte da história deste setor fundamental da economia paranaense, criador de milhares de empregos e gerador de 50,9% do Produto Interno Bruto do Paraná.
Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná