A questão ambiental vem se destacando na agenda das empresas e, cada vez mais, ganhando relevância perante o consumidor. Além, é claro, de ser uma exigência do poder público, que instituiu a lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), cuja inobservância pode gerar pesadas multas.
A PNRS definiu a responsabilidade compartilhada pela logística reversa de embalagens e produtos, envolvendo toda a cadeia de consumo: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, catadores de materiais recicláveis e consumidor, além de titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos, nas três esferas públicas de poder (federal, estadual e municipal).
Assim, seja por razões econômicas, mercadológicas ou legais, indústrias, em especial, têm intensificado seus programas de reciclagem e logística reversa.
Da mesma forma, prefeituras de todo o país têm sido objeto de reportagens que dão visibilidade à situação irregular dos conhecidos “lixões”, que estão na mira das autoridades e repercutem de forma extremamente negativa na opinião pública. Por outro lado, a mídia também tem dado espaço para mostrar a atuação de entidades que contribuem para a efetiva implementação da PNRS.
Vale lembrar que a ABAD é coautora e signatária, ao lado de outras 26 entidades setoriais, do Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo, celebrado por representantes da cadeia produtiva que utiliza embalagens não perigosas, a exemplo da indústria alimentícia e de produtos de higiene, limpeza doméstica e cuidados pessoais, além de atacadistas, varejistas e fabricantes de embalagens.
Destaque-se que as empresas associadas à ABAD ou às suas filiadas estaduais podem aderir a esse acordo, firmado e condições bastante favoráveis para o setor, precavendo-se assim de multas e sanções.
Para auxiliar essas empresas no cumprimento da legislação, o Instituto ABAD, braço socioambiental da entidade, lançou o projeto Futuro Consciente – Reciclando por um Mundo Melhor, em parceria com a empresa Wise Waste. O projeto visa mobilizar Indústria, Agentes de Distribuição e Varejo para cumprir as premissas da PNRS e faz a implementação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis), essenciais para a realização da logística reversa.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o projeto Futuro Consciente!
Leia, nos links abaixo, matérias jornalísticas recentes que trazem um panorama atual da PNRS no país.
23/05 – Portal Newtrade – Unilever anuncia projeto de logística reversa
Fonte: Abad News