O G7, grupo formado por entidades representativas do setor produtivo do Paraná, promoverá uma série de palestras sobre a reforma tributária com o deputado federal Luiz Carlos Hauly. O parlamentar é relator do projeto em tramitação na Câmara dos Deputados.
Serão três encontros, sendo que o primeiro aconteceu em Curitiba, dia 30 maio, no Centro de Eventos do Sistema Fiep. Os outros debates serão realizados em Cascavel e Maringá no dia 23 de junho.
O objetivo é promover o debate sobre a necessidade da reforma tributária no Brasil entre representantes do setor produtivo, empresários e agentes públicos. A entrada é franca e não há necessidade de cadastro prévio.
De acordo com o coordenador do G7, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a proporção de receitas tributárias encaminhada pelas empresas aos erários da União e dos Estados é tão expressiva no Brasil, que chega a 60% sobre a produção e o consumo. “Está na hora de se fazer uma reforma tributária maiúscula, que perfilhe os princípios da eficiência econômica, simplificação, flexibilidade, responsabilidade política e transparência relativa ao destino da arrecadação e em consonância com a capacidade contributiva”. Segundo o dirigente, as empresas não suportam mais o encargo de coletoras de tributos, na maioria das vezes entregando ao Fisco os impostos antes de receber o valor financeiro das vendas, por meio da substituição tributária. “A regressividade de nossa carga tributária, enrustida na formação dos preços de tudo quanto se produz e consome, é perversa, pois recai sobre a população menos apta a pagá-la”, avalia Piana.
Fazem parte do G7, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
O ciclo de palestras conta com a parceria da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) e sindicatos patronais.
Serviço:
Palestra e debate sobre Reforma Tributária
Curitiba
Data: 30 de maio (terça-feira), às 8h30
Local: Centro de Eventos Sistema Fiep – Campus da Indústria – Auditório Caio Amaral Gruber
(Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR)
Cascavel
Data: 23 de junho, às 9h
Local: Auditório do Senac Cascavel (Rua Recife, 2283 – Cascavel/PR)
Maringá
Data: 23 de junho, às 19h
Local: Auditório da Acim Maringá (Rua Basílio Sautchuk, 388 – Maringá/PR)
Fonte: Fecomércio PR