Com o objetivo de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, consequentemente, ao Acordo Setorial de Embalagens, o Instituto ABAD, braço social da entidade, criou, em parceria com a WiseWaste, o projeto Futuro Consciente.
A proposta é oferecer às empresas do setor atacadista distribuidor de todo o Brasil, associadas à ABAD, uma alternativa para atender ao acordo – que define as responsabilidades do comércio para garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens – por meio da cessão de espaço para instalação de pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos (PEVs) em lojas de “atacarejo” ou, mediante parceria, nos estabelecimentos varejistas clientes do atacado, com investimento da Indústria.
“O projeto foi desenhado para ser altamente eficiente em termos de custos de operação e permitir ao mesmo tempo o engajamento e a educação do consumidor bem como promover a interação e relacionamento entre marcas (fabricantes), distribuidores (associados ABAD) e pequenos e médios varejistas”, afirma Mauro Sales, da WiseWaste, empresa especialista em desenvolver e executar soluções inovadoras a partir de resíduos.
O ponto de entrega voluntária tem capacidade de até 3 mil litros e é construído com estrutura reforçada de aço galvanizado. Também conta com tecnologia de ponta para auxiliar no monitoramento e melhor uso. A automatização do PEV diminuiu o custo com operação e aumenta a eficiência no processo de coleta e gestão.
Todo o material reciclável é armazenado nos 3 “big bags” do PEV. A equipe de logística da WiseWaste realiza a coleta e a pesagem do material que, em seguida, é enviado para a cooperativa mais próxima. A cada coleta é realizada a reposição por um big bag e feito o report dos dados do volume coletado.
“Já temos um projeto piloto em andamento no Assai da Barra Funda. O objetivo agora é expandir para o Brasil e disseminar o projeto”, afirma Andreia Alves, consultora do Instituto ABAD.
Fonte: ABAD