Os cerca de 400 participantes do evento também assistiram às palestras “Tecnologia Mudando o Futuro dos Negócios e das Pessoas”, por Guilherme Soares, CEO da HSM Brasil, e “Realidade e Tendências do Mercado de Consumo Brasileiro”, por Daniela Toledo, Diretora da Nielsen.
Na sequência, Maílson da Nóbrega foi também mediador do painel Inovação, Consumo e Ambiente de Negócios: Como Construir um novo Brasil com Eficiência e Rentabilidade, que contou com a participação de Daniela Toledo; do presidente da ABAD, Emerson Destro; dos empresários José Luiz Turmina (CEO da Oniz Distribuidora), Euler Fuad Nejm (Decminas) e Waldir Beira Junior (CEO da Ypê), além do executivo Walter Faria (CEO do Grupo Martins).
O e-commerce e a questão tributária dominaram o debate no painel. Para presidente Emerson Destro, a simplificação tributária é fundamental para melhorar o ambiente de negócios. “No mercado em que atuamos esse é o principal desafio. A complexidade tributária, com incentivos criados pelos Estados, dificulta o desempenho das empresas. Quando isso estiver resolvido, o empresário terá mais liberdade para atuar”. Maílson da Nobrega concordou com a análise e disse que o maior entrave para o crescimento da produtividade é a realmente o caos tributário.
Daniela Toledo disse que o e-commerce veio para acelerar e mudar ainda mais a dinâmica do varejo. “O desafio é entender como os canais se complementam sem perder o foco no cliente, na ponta do consumo”. Para José Luiz Turmina, seja a loja física, seja o e-commerce, a questão é mais profunda. “Temos de agir pensando que todos os canais vão existir. O que muda é o quanto podemos agregar em valor e serviço em cada um deles e como a indústria vai demandar isso”.
Para Walter Faria, a questão tributária torna o custo logístico no Brasil inviável, impulsionando os segmentos econômicos a buscar eficiência e produtividade. Segundo ele, cada vez mais as alianças – da indústria e dos agentes de distribuição – serão importantes.
Waldir Beira Junior salientou a importância do papel do setor atacadista. “Nós precisamos e dependemos do canal indireto para que os nossos produtos cheguem nos lugares mais distantes desse país”, afirmou.
O evento foi patrocinado por 14 importantes parceiros do setor: BIC, Bombril, Bunge, Compex, GS1 Brasil, Havaianas, Henkel, MAN, Máxima Sistemas, Mondeléz, PC Sistemas, P&G, Petrobras e Sicredi.
Fonte: Abad