Sincanews

Empresários do setor apontam caminhos para superar a crise

O evento de divulgação do Ranking ABAD/Nielsen 2015 – Ano Base 2014, realizado no dia 27 de abril, na sede da Fecomércio/SP, reuniu de 465 convidados de todo o país, entre agentes de distribuição, fornecedores, profissionais da cadeia de abastecimento e integrantes das 27 Filiadas Estaduais da ABAD.

Durante jantar oferecido pela ABAD, os dados da pesquisa foram comentados e analisados por Olegário Araújo, diretor de atendimento ao atacado e ao varejo da Nielsen, e Nelson Barrizzelli, professor doutor da FEA/USP e coordenador de cursos da FIA (Fundação Instituto de Administração), com grande experiência no setor, e pelo presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Também estiveram no palco da Fecomércio os representantes de algumas empresas selecionadas entre as participantes do Ranking que se destacaram nas cinco regiões do Brasil, com o objetivo de compartilhar suas experiências bem-sucedidas na busca de resultados.

Participaram desse seleto grupo Walter Faria (Martins), Luiz Gastaldi Junior (Mercantil Nova Era), Ilson Mateus Rodrigues (Armazém Mateus), José Rodrigues da Costa Neto (JC Distribuição), Fiorelo Pegoraro (Deycon), Euler Fuad Nejm (Decminas) e Inácio Américo Miranda Júnior (Karne Keijo).

Ao falar sobre seus bons resultados em um ano já difícil, como foi 2014, alguns dos empresários presentes relataram suas experiências em crises passadas e foram unânimes em afirmar que elas foram superadas com visão, senso de oportunidade, otimismo e muito trabalho. E, afirmam, a receita continua a mesma.

O consultor Nelson Barrizzelli corroborou essa visão, lembrando que é preciso manter o foco nas variáveis do problema que o empresário pode controla: aquelas que estão dentro de casa. “É preciso parar de olhar tanto para as notícias ruins da economia e voltar a atenção para aquilo que está nas mãos de cada empresa, que é melhorar seus próprios processos”, afirmou

Em seu discurso, o presidente da ABAD lembrou que a entidade desenvolve diversas ações que fomentam a capacitação e a competitividade, acrescentando que a união do setor é indispensável para fortalecer as empresas: “Para conseguirmos superar os desafios que agora se apresentam, devemos assumir uma postura proativa e somar forças em prol de um mesmo objetivo: garantir o melhor desempenho possível para o nosso setor.”

José do Egito também destacou a importância de o setor trabalhar em estreita parceria com os fornecedores para alcançar melhores resultados. “Entendemos que apenas a total sintonia entre indústria, agentes de distribuição e varejo será capaz de preservar um bom ambiente de negócios e proporcionar o crescimento de nossas empresas e de toda a cadeia de abastecimento”, concluiu.

As empresas-destaque do Ranking ABAD/Nielsen deste ano são:

Centro-Oeste – JC DISTR. LOG. IMP. EXP. DE PROD. INDUSTRIALIZADOS S/A (Goiás)
Norte – MERCANTIL NOVA ERA LTDA (Amazonas)
Nordeste – ARMAZÉM MATEUS LTDA (Maranhão)
Sul – DEYCON COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA. (Santa Catarina)
Sudeste – DECMINAS DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA S/A. (Minas Gerais)
Destaque Produtos Perecíveis – KARNE KEIJO COM. IMP. E EXP. LTDA. (Pernambuco)
Destaque Nacional – MARTINS COM. E SERVIÇOS DE DISTRIB. S/A (Minas Gerais)

No mesmo evento, foram também premiadas as empresas apontadas pelo varejo independente de todo o país como os Melhores Atacadistas (Estadual e Nacional) de 2014, a partir de pesquisa realizada pela consultoria GfK Brasil, nova parceira da ABAD.

Embora não esteja vinculado ao Ranking, esse estudo também se destina a valorizar a atuação dos agentes de distribuição que ao longo de 2014 prestaram o melhor serviço ao principal cliente do setor, o varejo independente, cliente do Canal Indireto.

São estas as empresas vencedoras:

Acre – COIMBRA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA.
Alagoas – ANDRADE DISTRIBUIDOR LTDA.
Amapá – ARMAZÉM SANTA MARIA LTDA.
Amazonas – MERCANTIL NOVA ERA LTDA.
Bahia – LUTAN DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA.
Ceará – J. SLEIMAN & CIA. LTDA.
Distrito Federal – NOVA AMAZONAS IND. COM. IMP. DE ALIMENTOS LTDA.
Espírito Santo – MEGAFORT DISTRIBUIDORA IMP. E EXP. LTDA.
Goiás – JC DISTRIB. LOG. IMP. EXP. DE PROD. INDUSTRIALIZADOS S/A
Maranhão – ARMAZÉM MATEUS S/A
Mato Grosso – NORTE SUL REAL DISTRIBUIDORA E LOGISTICA LTDA.
Mato Grosso do Sul – JC DISTRIB. LOG. IMP. EXP. DE PROD. INDUSTRIALIZADOS S/A
Minas Gerais – GARCIA ATACADISTA LTDA.
Pará – MARQUES E MELO LTDA.
Paraíba – ATACADÃO DE ESTIVAS E CEREAIS RIO DO PEIXE LTDA.
Paraná – DEYCON COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA.
Pernambuco – MULTI DISTRIBUIDORA
Piauí – JORGE BATISTA & CIA. LTDA.
Rio de Janeiro – ZAMBONI COMERCIAL LTDA.
Rio Grande do Norte – ATACADÃO DE ESTIVAS E CEREAIS RIO DO PEIXE LTDA.
Rio Grande do Sul – DISJOI S/A. DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Rondônia – COIMBRA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA.
Roraima – ASSIS E BORGES LTDA.
Santa Catarina – RWR LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO LTDA.
São Paulo – DIPALMA COMÉRCIO DISTRIBUIÇÃO LOG. PROD. ALIM. LTDA.
Sergipe – ASA BRANCA INDL. COML. E IMPORTADORA LTDA.
Tocantins – JC DISTRIB. LOG. IMP. EXP. DE PROD. INDUSTRIALIZADOS S/A
Nacional – MARTINS COMÉRCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

Além dos dados relevantes para o setor, apresentados pelo Ranking, o evento trouxe uma excelente oportunidade para fortalecer a relação da indústria fornecedora com os agentes de distribuição mais eficientes do nosso setor, uma vez que o Canal Indireto é um importante parceiro da indústria, respondendo por 51,7% da distribuição de produtos mercearis no mercado brasileiro.

Todos os resultados e análises do Ranking ABAD-Nielsen 2015 – Ano Base 2014 estão na revista Distribuição do mês de maio.

Fonte: ABAD