Sindicato do Comércio Atacadista
e Distribuidores do Estado do Paraná

Filiado à:
filiado-coratado.png

Os paranaenses estão um pouco menos endividados. A informação é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Segundo a PEIC, o número de famílias endividadas caiu de setembro a outubro, passando de 89,1% para 88,1%. Em outubro de 2015, essa porcentagem era mais baixa, representava 85,7% das famílias paranaenses. Já o índice de endividamento nacional ficou em 57,7%. Uma queda tanto em relação a setembro (58,2%), quanto em relação a outubro de 2015 (62,1%).

Entre setembro e outubro, o número de famílias com contas em atraso também caiu (de 27,1% para 25%); assim como o daquelas que não terão condições de pagar suas dívidas (de 10,7% para 9,9%). O índice de inadimplência (contas em atraso há mais de 90 dias) foi outro indicador a apresentar redução. Ele passou de 49,2% em setembro, para 47,7% em outubro.

Tipos de dívidas

O cartão de crédito, além de continuar sendo o principal meio de endividamento no Paraná (69,8%), sofreu acréscimo na comparação com setembro, quando representava 65,7% das dívidas.

Observa-se ainda um aumento nos débitos com financiamentos de imóveis, a segunda causa de endividamento. Enquanto em outubro de 2015 esse percentual representava 8,6% das dívidas, em outubro de 2016 ele se elevou para 11%. O financiamento de veículos teve um comportamento oposto, caiu de 12% para 10,1% na relação com outubro de 2015.

Fonte: Fecomércio PR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *