Na próxima segunda-feira, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1972 para incentivar em escala global a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente. Apoiando a proposta de impulsionar os esforços para a conservação do planeta, garantindo recursos para as próximas gerações, o Instituto ABAD, braço social da ABAD, tem com um dos seus focos de atuação a conscientização dos empresários do setor sobre a importância do desenvolvimento sustentável.
Com esse objetivo, a ABAD é integrante e tem participado efetivamente, junto com o Instituto ABAD, da Coalizão Empresarial pela Política Nacional de Resíduos Sólidos coordenada pelo CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem. Esse esforço resultou na elaboração do Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo, que foi assinado em novembro de 2015, com o Ministério do Meio Ambiente e outras 25 entidades. Cerca de 250 empresas do setor já assinaram o termo de adesão ao acordo.
Para alertar as empresas associadas à ABAD e Filiadas Estaduais sobre a importância de aderir ao acordo e cumprir a lei, o Instituto ABAD tem feito ao longo dos últimos meses diversas palestras, esclarecendo as dúvidas sobre o acordo e também as sanções pelo não cumprimento da lei.
Futuro Consciente
Em 2017, o IABAD criou, em parceria que a WiseWaste, o projeto Futuro Consciente para oferecer às empresas do setor, associadas à ABAD, uma forma concreta de atender ao acordo, definindo as responsabilidades do comércio para garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens.
O projeto, desenhado para ser altamente eficiente em termos de custos de operação, prevê a cessão de espaço para instalação de pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos (PEVs) em lojas de “atacarejo” ou, mediante parceria, nos estabelecimentos varejistas clientes do atacado, com investimento da Indústria. A proposta, ao mesmo tempo, engaja e educa o consumidor e promove a interação e o relacionamento entre os agentes de distribuição.
Um projeto piloto está em andamento no Assai da Barra Funda. O objetivo do IABAD é expandir para o Brasil. Para isso, tem cumprindo uma extensa agenda de apresentação da proposta em diversas empresas.
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