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Dia dos Pais 2016 será melhor que em 2015

Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), levantou que  68% dos paranaenses devem presentar neste Dia dos Pais. No ano passado, os que disseram que pretendiam presentear somavam 61%.

O percentual apresentou recuperação com relação à mesma data comemorativa do ano passado, mas não chegou a superar 2014, quando 72% dos entrevistados pretendiam comprar um presente.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o aumento é condizente com o otimismo revelado pela Pesquisa de Opinião do Empresário, cujo resultado mostrou que 65% dos entrevistados esperam um segundo semestre mais favorável que os anteriores. “Não só o empresário está mais otimista, mas o consumidor, aos poucos, dá sinais de que acredita em uma recuperação da economia nos próximos meses. Isso é bom para o comércio e para o Paraná como um todo”, sinaliza.

Valores, tipos de presentes e formas de pagamento

Entre os que pretendem presentear, a maioria (56%) disse que investirá de R$50,00 a R$100,00 no presente, enquanto 24% ficarão na faixa de R$101,00 a R$150,00. Os que pretendem investir entre R$151,00 e R$200,00 somam 10%, e os mais generosos, que gastarão mais de R$200,00, somam 10%. O ticket médio ficou em R$109,75. Em 2015 foi de R$104,50.

Uma boa parte do consumidores não pretende se endividar para comprar o presente do pai, já que 47% disseram que optarão por compras à vista. No ano passado, os que preferiam pagar dessa forma eram 48% e, em 2014, 68%. O pagamento no vencimento do cartão de crédito deve ser a escolha de 19%, enquanto o parcelamento no cartão foi apontado por 31% dos que disseram que vão presentar. Os 3% restantes optarão por outras formas de pagamento.

Os presentes mais citados foram roupas e calçados, apontados por 61% dos que pretendem presentar. Aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, serão a segunda escolha dos filhos, com 7%. Os que citaram que presenteariam com outra coisa são 13%.

Metodologia

Foram ouvidos 320 consumidores de Curitiba e Região Metropolitana, do dia 15 a 27 de julho de 2016.