Vinte e quatro unidades do Sesc Paraná ofereceram atividades físicas à população do estado ontem (27), como incentivo à iniciação de práticas esportivas. A ação é do Dia do Desafio (DDD), realizado pela entidade em parceria com as prefeituras, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, a capital competiu com Manaus (AM).
Cidades com números semelhantes de habitantes competem entre si. Vencem aquelas que contabilizarem o maior volume de registros pelo 0800 730 1003 ou pelo www.sescpr.com.br. Mas, o maior ganho é o combate ao sedentarismo, mote da campanha do DDD. O coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude de Curitiba, Celso Augusto da Silveira, salientou que a parceria com o Sesc fortalece a iniciativa. “Já se criou a consciência na cidade de que o Dia do Desafio é uma data de incentivo às práticas esportivas, e de imediato associa-se aos realizadores Sesc e Prefeitura de Curitiba”, frisou.
As atividades foram realizadas dentro das unidades do Sesc Paraná, como desafios na Ginástica Multifuncional (GMF), desafio na esteira, aulas de dança, de Tai Chi Chuan, entre outras. Para a orientadora de atividades da GMF, Carmem Parzianello Serafim, do Sesc da Esquina, a proposta inovadora do Sesc congrega diversas atividades, o que foge da prática convencional da musculação. “Ganhamos muitos adeptos desde a implantação da GMF”, comentou, prova de que o Sesc estimula os exercícios físicos durante todo o ano.
Já nos espaços ao ar livre, toda a população pode participar. Na Rua XV de Novembro, em Curitiba, um intenso circuito compreendeu aulas de Zumba, apresentação de artes marciais, exames de saúde, demonstração da GMF, brincadeiras e jogos de mesa. As demais cidades em que o Sesc está presente e que aderiram ao DDD também promoveram atividades a céu aberto.
Para tirar os colaboradores das cadeiras, orientadores de atividades e profissionais de Educação Física, deram aula de ginástica laboral em ambientes corporativos. Os colaboradores do Grupo Vital – onde este ano funcionou o callcenter do DDD no Paraná, também participaram da programação contra o sedentarismo. Ao todo, 65 pessoas que computam os atendimentos do Dia do Desafio se revezaram nas práticas de ginástica laboral.
Os colaboradores do SincaPR também aderiram a ação ao lado dos colaboradores da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba; do Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba; do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de Curitiba e Região Metropolitana; e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.
Fonte: Sesc e assessoria do SincaPR