Sincanews

Destaques do último dia da ABAD 2014 Curitiba

 

Presidente e ex-presidentes da ABAD debatem o futuro do setor
Ocorreu um encontro inédito durante a ABAD 2014 CURITIBA. Foi uma entrevista transmitida ao vivo direto do estúdio de TV da EBC Editora no Expotrade, durante a qual o atual presidente da ABAD, José do Egito, e três de seus antecessores debateram o futuro do atacado distribuidor e traçaram perspectivas de crescimento para o setor. A íntegra da entrevista está aqui. Imperdível!

Food Service: um mercado em crescimento. Conheça as oportunidades e saiba como participar

A palestra lotou o auditório ABAD, no terceiro dia da convenção. O palestrante, Enzo Donna, diretor da ECD Consultoria e coordenador do Grupo DIEFS – Distribuidores Especializados em Food Service –, apresentou dados surpreendentes.

Segundo ele, diariamente, no Brasil, este segmento movimenta aproximadamente R$ 750 milhões, e que gera, em compras para a indústria, R$ 320 milhões por dia. Esse desempenho deve-se à correria da vida moderna, onde almoços e jantares com a família toda são cada vez mais raros. Quem comemora são as empresas que servem refeições. Dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) mostram que os gastos com alimentação fora de casa cresceram de 19% em 2000 para uma previsão de 38%, em 2014. Com isso, o setor aumenta 15% ao ano.

Mas o palestrante alerta que, para ter sucesso neste setor, é preciso entender o mercado a fundo, saber quem são os decisores de compras e se dedicar a cada detalhe. “Quem não fizer isso, não terá lucratividade”, finaliza Donna.

Em dia com a Agenda Política e Tributária do Setor

A agenda política e tributária esteve no centro do debate da primeira palestra dessa quarta-feira. Com o apoio dos líderes do Comitê Alair Martins Júnior (Grupo Martins) e Jorge Raimundo Lins Neto (Mirasol Transp. Armazenagem), a palestra do coordenador Alessandro Dessimoni (Dessimoni e Blanco Advogados) destacou três temas de grande relevância para o setor: a inclusão dos representantes comerciais no Simples, a Lei dos Motoristas e o Refis da Copa.
Para Dessimoni, a organização política do setor está cada vez mais consistente. “Entramos no ano de 2014 com uma pauta mais definida, canalizando a energia para os grandes temas, que são realmente importantes para os agentes de distribuição”, avaliou. Segundo o coordenador, o comitê tem como principal missão ampliar o debate em torno das questões da agenda política e tributária, que são verdadeiros entraves para o desenvolvimento e o crescimento do setor. Mas, para que esse debate não se perca, é fundamental o encaminhamento da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo.Grupo ABAD Jovem: novidades e agenda cheia

Na terça-feira, 34 integrantes do grupo ABAD Jovem realizaram visita técnica à fábrica da Nutrimental, empresa paranaense com mais de 45 anos de existência com sede em São José dos Pinhais. A visita agregou importantes conhecimentos para os participantes sobre as instalações, planejamento e todo o processo de fabricação dos produtos. Outro ponto de interesse do grupo foi o vitorioso processo de sucessão da empresa, que há dez anos levou João Guilherme Brenner à presidência da empresa.

Papo reto com o ABAD Jovem
Durante a ABAD 2014 CURITIBA, o Grupo ABAD Jovem inaugurou um novo canal de comunicação: Papo Reto, um programa de entrevistas que coloca lado a lado os jovens atacadistas e distribuidores e parceiros da indústria. Os primeiros entrevistados foram Claudio Mello, Gerente Regional Vendas na Nissin-Ajinomoto e Cristiane Souza, diretora do canal indireto da Unilever.

Para a presidente do grupo, Joice Sabatke, “esse movimento de aproximação com a indústria mostra o amadurecimento do grupo e sua preocupação de estar cada vez mais alinhado estrategicamente às diretrizes da ABAD”.

Palestra aborda o tema “Saúde e Beleza” na Convenção ABAD

Com plateia composta na sua maioria pelo público feminino, o “Encontro Mulheres”, evento organizado pelo Instituto ABAD e patrocinado pela Unilever, trouxe nesta edição a jornalista Mariana Ferrão, apresentadora do programa Bem Estar, da TV Globo, para um bate-papo descontraído seguido de palestra com o tema “Saúde e Beleza: Desejo de toda a Mulher”.
Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório quando a Ana Maria Maia Ferreira Lopes, Representante Nacional do Instituto ABAD, deu as boas vindas ao grupo, lembrando que “a mulher precisa se desdobrar para cumprir todos os seus papéis”. Também presente no evento, a diretora do Canal Indireto da Unilever, Cristiane de Souza, acrescentou que espaços como este propiciam “uma troca de experiência valiosa”.
Segundo o Diretor Executivo do Instituto ABAD, Edmilson Selarin Junior, o objetivo do encontro é “abrir um espaço de discussão e aprendizado que valoriza a mulher, voltado a temas atuais do universo feminino”. Antes da palestra, o Instituto ABAD recebeu as participantes com um coquetel, ao som do grupo Duo MPB.

 

Sessão Solene de Encerramento da ABAD 2014 CURITIBA

Na sequência das premiações, foi realizada a Sessão Solene de Encerramento deste encontro, sob o comando dos presidentes da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, e do SINCAPR, Paulo Hermínio Pennacchi. Estiveram presentes também os presidentes, diretores, executivos e associados das Filiadas Estaduais da ABAD, além de autoridades, parceiros e demais convidados.

Durante a Sessão Solene, além do balanço das atividades realizadas e dos resultados do evento, foi feito o anúncio da cidade que irá sediar a Convenção Anual da ABAD em 2015.

Nesta quinta-feira, às 14h30, no auditório principal do Expotrade, foram entregues as premiações da ABAD 2014 CURITIBA, nas categorias:

MELHOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR NACIONAL – Resultado de pesquisa realizada pela Nielsen junto aos varejistas de todo o Brasil, que determina a empresa mais citada nos 27 estados da Federação, entre as participantes do Ranking ABAD / Nielsen.

MELHOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR ESTADUAL – Premia as 27 empresas que se destacaram como as melhores do ano e foram as mais citadas em cada estado, considerando somente os participantes do Ranking ABAD.

MAIOR CARAVANA ESTADUAL POR REGIÃO – As caravanas organizadas pelas filiadas da ABAD em cada estado também concorrem a prêmio. Ganham as cinco caravanas – uma de cada região brasileira – com o maior número de associados inscritos na Convenção.

EXPOSITOR – DESTAQUE ABAD 2014 – ABAD/POPAI Brasil – aponta os vencedores em três categorias: Melhor Design de Estande, Melhor Ação Promocional e Melhor Exposição de Produtos.

Um grande evento, com grandes resultados!

Encerra-se hoje a ABAD 2014 CURITIBA – 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor! Este grande evento, que durante quatro dias movimentou as cidades de Curitiba e Pinhais, apresenta números que fazem jus à grandiosidade do setor. Números preliminares indicam que mais de 30 mil pessoas terão passado pela feira nos quatro dias de convenção, conhecendo os lançamentos e novidades dos mais de 200 expositores presentes na mostra de produtos, serviços e equipamentos.

Compradores e indústrias fecharam negócios estimados em R$ 20 bilhões, cerca de 10% do faturamento anual do setor. Os investimentos realizados para a concretização do evento chegam a R$ 25 milhões, dos quais R$ 10 milhões foram injetados na economia local, por meio das mais de 4 mil vagas ocupadas na rede hoteleira e cerca de 1.500 contratações de profissionais locais.