Sincanews

Desempenho de setembro anima supermercados

Segundo dados publicados pela Abras nesta semana, as vendas reais dos supermercados em setembro subiram 2,91% sobre o mesmo mês de 2013, e com isso a taxa acumulada do ano cresceu de 1,63% até agosto para 1,77% até setembro.

“Esperávamos ansiosos pelo resultado de setembro e foi um bom mês. Pode ser que seja possível crescer um pouco acima da alta de 1,9% prevista para 2014”, diz Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da Abras. O índice está deflacionado pelo IPCA. Para 2015, está mantida projeção de 2,5%.

“Isso é algo que se soma à nossa visão de que as vendas no varejo de alimentos são resilientes e um segmento defensivo em tempos de incerteza”, escreveu em relatório Guilherme Assis, analista da corretora Brasil Plural.

Em valores nominais, até setembro, a entidade contabiliza aumento de 8,15% nas vendas e, em setembro contra setembro de 2013, a expansão foi de 9,85%.

Expectativas
Se as expectativas dos lojistas se confirmarem, as vendas devem praticamente repetir o crescimento do ano passado quando a alta verificada foi de 2,97%. Nos anos anteriores, o incremento das vendas parceladas foi de 2,37% em 2012, de 2,33% em 2011 e de 10,89% em 2010. Também vale ressaltar que neste período a economia brasileira vivia um período de crescimento acelerados, após momentos de estagnação.

Como em 2014 o varejo apresentou desempenho modesto na maior parte das datas comemorativas – Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança – e sofreu com as vendas no período da Copa do Mundo, os lojistas esperam alavancar as vendas no Natal para recuperar o prejuízo sofrido no primeiro semestre.

“A inflação tem pesado no bolso dos consumidores. Os juros se encontram num patamar elevado e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que desaquece as vendas”, explicou em nota o presidente da CNDL, Roque Pellizaro Junior.

Fonte: Portal Abras