O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da Comissão Especial sobre a Reforma Tributária, fará uma apresentação especial sobre o tema no Seminário ABAD & Filiadas, que acontece de 24 a 26 de março, em Salvador, na Bahia. Organizado pela ABAD, em parceria com a Asdab – Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia, o evento com a participação de presidentes e executivos das 27 filiadas, terá uma programação extensa com palestras, trocas experiências e debates sobre os rumos do setor.
Parlamentar há sete mandatos e ex¬-secretário da Fazenda do Paraná, Hauly foi relator da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas durante o governo Lula e é defensor da simplificação dos tributos. Segundo o deputado, o objetivo da reforma tributária é ajudar na reconstrução econômica do país. Em apresentação feita no fim de fevereiro, o relator criticou o alto índice de renúncia tributária fiscal, que chegou a R$ 284 bilhões no ano passado.
Ele acredita que, dessa vez, a reforma tributária vai avançar. Hauly já apresentou os pontos principais de sua proposta, que inclui menos tributos e o fim da guerra fiscal, nome que se dá aos incentivos concedidos pelos estados para atrair empresas, o que virou uma disputa em que todos perdem arrecadação. Para isso, o deputado pretende extinguir o ICMS e outros tributos, como ISS, IPI, PIS e Cofins. Todos eles seriam substituídos por dois impostos, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e outro, que o relator chama de seletivo, que incidiria sobre determinados produtos. Quanto maior a alíquota do imposto seletivo, menor a do IVA.
Clique aqui para ver o vídeo que a Asdab produziu sobre o seminário.
Fonte: Abad