Teve início, ontem (22/05) no Expo Unimed, a quinta edição do Smart City Business America, Congresso & Expo, que pela terceira vez é sediado pela cidade de Curitiba. A expectativa é de que o evento reú- na, até 24/05, quatro mil pessoas entre prefeitos, secretários municipais, CEOs e gerentes de grandes empresas, especialistas em inova- ção, engenheiros e pesquisadores. Durante os três dias de evento, esses agentes devem discutir como a tecnologia pode ser usada para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.
De acordo com o presidente do Instituto Smart City Business América, Leopoldo de Albuquerque, o foco do evento é a realização de negócios. “Colocamos na mesma mesa a iniciativa privada e o poder público para que conversem e realizem negócios, de forma com que as cidades avancem no conceito de inteligentes”, disse
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, apresentou o Vale do Pinhão, projeto da prefeitura em parceria com entidades privadas que pretende atrair empresas ligadas à tecnologia e à inovação para a capital. Uma analogia ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), o projeto pretende devolver à Curitiba o status de cidade inovadora. “A inovação só vale quando ela deixa de ser um produto de mercado e passa a ser um processo social”, comentou o prefeito, que falou ainda sobre outros projetos relacionados à saúde e à mobilidade urbana.
Pelo terceiro ano patrocinador do evento, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR foi representado pelo vice- -presidente, Paulo Nauiack, que relembrou as importantes parcerias realizadas entre o poder público e o Sistema Fecomércio na recuperação de centros históricos de nove cidades do Paraná.
Ainda durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Medellín (Colômbia), Federico Gutiérrez, recebeu em nome de Medellín o prêmio de Cidade Resiliente.
Feira
Quem passar pelo pátio de exposições do evento poderá conferir protótipos de inovações em áreas como mobilidade urbana, planejamento, construção, segurança, saú- de, educação e energia.
No estande do Sistema Fecomércio, em parceria com o Sebrae/PR, são apresentadas duas importantes e recentes obras, o Senac Portão, com a certificação Leed Platinum para edificações sustentáveis, e o Sesc Senac São José dos Pinhais, projeto integrado a um bosque onde são preservadas araucárias e árvores nativas.
Fonte: Fecomércio PR