A instabilidade econômica e política afetou em cheio a propensão dos paranaenses em consumir. A média anual da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços de Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços de Turismo do Paraná (Fecomércio PR), fechou 2015 em 106,25 pontos. No entanto, em 2014, essa média era de 137,07.
Nem mesmo o Natal foi capaz de animar os consumidores. A intenção de consumo das famílias ficou em 92,4 pontos em dezembro, a mais baixa em seis anos de pesquisa. Em 2014, o indicador era de 133,2 pontos, o que representa uma queda de 30% em doze meses.
Emprego
A situação no emprego atual foi definida como mais segura para 35,6% das famílias no mês de dezembro. No mesmo período de 2014, esse percentual abrangia 50,5% dos entrevistados. Com relação à perspectiva profissional, 38,7% esperam uma melhora, seja uma promoção ou aumento salarial nos próximos seis meses. No mesmo mês do ano anterior esse índice era 45,1%. Os que se declararam menos seguros com relação ao emprego somam 18,4%. Em 2014, a insegurança no trabalho era relatada por apenas 10,8%.
Situação de Renda
Apesar de tudo, a situação da renda foi considerada melhor por 64,6% dos consumidores em comparação ao mesmo período de 2014. Para as famílias com renda de até dez salários mínimos, o percentual foi 64,1%. Nas classes de maior renda, 67,3% disseram que a situação financeira era mais favorável. Por outro lado, 13,4% afirmaram que os rendimentos pioraram, mas em dezembro de 2014 essa opinião era partilhada por apenas 6% dos paranaenses.
Acesso a crédito
Em dezembro, o acesso ao crédito estava mais restrito na opinião dos consumidores. Apenas 29,9% das famílias afirmaram que estava mais fácil conseguir um financiamento ou empréstimo, bem diferente do mesmo período do ano anterior, quando esse percentual era de 58,1%.
Consumo atual
A maioria das famílias, 60,6%, disse estar comprando menos, enquanto outros 19,9% estariam comprando mais e 19,4% não mudaram seus padrões de consumo. Porém, em dezembro de 2014 os que estavam consumindo mais representavam 43,8% da população.
Momento para Consumo de Bens duráveis
Para 56,6% das famílias este ainda é um bom momento para a aquisição de bens duráveis, como eletrodomésticos, televisores e som. No entanto, em dezembro do ano anterior esse percentual era de 71,3%.
Intenção de Consumo das Famílias em pontos 2015 |
|||
Mês |
Geral |
Renda até 10 salários mínimos |
Renda superior a 10 salários mínimos |
dez/14 |
133,20 |
134,90 |
125,40 |
jan/15 |
129,70 |
131,20 |
122,70 |
fev/15 |
127,60 |
128,00 |
125,60 |
mar/15 |
118,50 |
118,00 |
120,80 |
abr/15 |
109,70 |
108,40 |
115,90 |
mai/15 |
105,90 |
105,3 |
109,10 |
jun/15 |
102,60 |
102,20 |
104,70 |
jul/15 |
95,50 |
95,50 |
95,60 |
ago/15 |
88,80 |
89,30 |
95,60 |
set/15 |
89,10 |
90,50 |
82,70 |
out/15 |
93,70 |
95,00 |
82,70 |
nov/15 |
94,50 |
92,80 |
102,30 |
dez/15 |
92,40 |
90,50 |
101,20 |
Média |
106,25 |
106,52 |
106,48 |