O plano estratégico da rede francesa Carrefour Para o Brasil, para o período até 2022, anunciado nesta terça-feira (23), prevê a abertura de 20 lojas da bandeira Atacadão a partir deste ano, o que inclui a conversão de cinco hipermercados para o modelo de “atacarejo” ainda em 2018. A proposta faz parte da intenção do Carrefour de acelerar o crescimento do segmento de atacarejo.
REORGANIZAÇÃO
A rede francesa também anunciou um amplo plano de reorganização, que inclui redução de postos de trabalho e fechamento de lojas, para melhorar o desempenho do grupo. O plano estratégico até 2022 envolverá programa para desligamento voluntário de 2.400 funcionários em sua sede, na região de Île-de-France, e fechamento de 273 lojas que eram pontos com a bandeira Dia e foram transformadas em Carrefour, caso não encontre compradores para esta operação.
Na Argentina, a empresa vai investir na bandeira de atacarejo Maxi, com a conversão de 16 hipermercados neste ano. O Carrefour também vai continuar investindo em formatos em expansão como supermercados e lojas de conveniência.
Com presença crescente nas principais cidades da Europa, as lojas de conveniência devem somar 2 mil novos pontos nos próximos cinco anos. O Carrefour disse que o plano de reorganização tem por objetivo simplificar sua estrutura, ter ganhos de produtividade e competitividade, se tornar referência em vendas integradas (“omnichannel”) e oferecer produtos de qualidade e a preços acessíveis
Acordos para novas parcerias devem fortalecer o comércio eletrônico e entregas, bem como as operações na China. “A ambição do Carrefour é se tornar uma referência importante no comércio eletrônico de alimentos, com vendas de 5 bilhões euros do grupo e participação de mercado de ao menos 20% na França até 2022”, diz a companhia.
Fonte: Valor Online