A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) e o Sebrae Nacional apresentaram aos representantes das entidades no país o novo programa Varejo Competitivo. O projeto vai vigorar entre 2016 e 2017 e pretende apoiar 660 varejistas com a oferta de 22 programas de capacitação.
A disseminação do programa, feita via videoconferência, nos dia 24 e 25 de fevereiro, é a primeira ação do convênio celebrado entre o Sebrae Nacional e a ABAD para promover o fortalecimento e o aumento da competitividade dos pequenos negócios do varejo alimentar de autosserviço. “Serão atendidas mercearias, minimercados e supermercados com até quatro checkouts e clientes de distribuidores filiadas às associações”, afirma a gestora do projeto pelo SEBRAE, Fabianni Melo, da Unidade de Comércio.
Cada programa terá a duração de 12 meses e será cumprido por uma turma de 30 empresas indicadas pelo setor atacadista distribuidor. Os desempenhos serão avaliados ao final do programa. Os 66 melhores empresários classificados, conforme critérios preestabelecidos, serão premiados com a entrega de troféus e com a participação de missões técnicas ao Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento (ENACAB), de 2017.
“Este é o segundo convênio da ABAD com o SEBRAE com o mesmo propósito de capacitar o varejo de vizinhança, além de fidelizá-lo ao seu fornecedor. A expectativa é que alcancemos com mais efetividade a melhoria da rentabilidade e dos serviços do nosso cliente varejista”, afirma Walter de Sousa, coordenador do Comitê Varejo Competitivo da ABAD.
O programa Varejo Competitivo foi iniciado em 2011. Nesses anos de parceria com o Sebrae, a ABAD já realizou 138 cursos, capacitando mais de 2 mil empresas em todo o país. O Sinca PR participou da videoconferência na sede do Sebrae/PR em Curitiba, no dia 24 de fevereiro.
Fonte: ABAD com assessoria do Sinca PR