Sindicato do Comércio Atacadista
e Distribuidores do Estado do Paraná

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SUCESSÃO NAS EMPRESAS
Profissionalização e trabalho conjunto

O palestrante Paulo Conte Vasconcellos, consultor Sênior do Cambridge Family Enterprise, trouxe para a palestra Sucessão nas Empresas Familiares, Como fazere certo? alguns conceitos para o sucesso da transmissão de poder nas empresas familiares, que são maioria no setor atacadista distribuidor.

Nessas empresas, o caminho da construção da riqueza passa pela habilidade das diferentes gerações em trabalhar juntas.

Conte propõe um modelo de três círculos: propriedade – família – empresa. Nesse modelo, aplicado às empresas familiares, é preciso entender quais são os interesses em comuns, por meio dos fóruns de família.

A profissionalização também é importante, e não significa tirar a família das decisões. Significa melhorar os padrões de gestão e estabelecer regras, o que envolve a educação e o desenvolvimento da família, a revisão da estrutura da propriedade. Não se deve misturar o ciclo econômico da família com o da empresa.

O palestrante também sugere a elaboração de documentos como protocolos da família, acordos de acionistas, estatuto social e regimento interno. O palestrante ressaltou que é importante passar a liderança quando a próxima geração estiver pronta para assumir não quando a geração atual está pronta para sair.

INOVAÇÃO E LANÇAMENTO
Ferramenta digital facilita inovação e capacitação nas empresas

Nesta palestra Inovação – Pense Simples e Lançamento do Inovador Programa de Treinamento a Distância: Varejo Melhor PlayGustavo Caetano, um dos empreendedores brasileiros mais influentes na atualidade, propõe uma questão: para onde o mundo vai caminhar?

Uma das respostas a essa pergunta passa pela inovação. Com enfoque no negócio de produção de plataformas digitais para vídeos, sua empresa, a Sambatech, criada em 2004, vem angariando clientes, prêmios e menções nas mais importantes publicações de tecnologia negócios dentro e fora do país. E a inovação está no cerne da empresa.

“As pessoas mudaram”, diz Caetano. “Elas estão mais conectadas”. Neste novo mundo digital, com novos formatos e novos canais de comunicação, os pequenos produtores de conteúdos têm chance de prosperar, focando  nichos que as grandes empresas são ineficientes para atender.

O Skipe, ele exemplifica, nasceu no leste europeu, longe das grandes corporações de telecomunicações. O palestrante lembrou que hoje é palpável a concorrência entre: Embratel x Skipe, Vivo x Whatsapp, Globo x Youtube, Hilton x airBNB, Kodak x Instagram e Blockbuster x  Netflix.

Para o palestrante, a falta de inovação nas empresas é ainda um problema. “Mas quanto mais perto das pessoas você estiver, mais capaz de inovar você será”, diz. “Temos que ser grandes vendedores de sonhos, fazer parte do que é grande.”  Também é preciso fazer, experimentar, testar. “Tem que tirar as ideias do papel e executá-las”.

Gustavo Caetano também é parceiro da ABAD no portal “Varejo Melhor Play”, plataforma inédita com videoaulas de curta duração para capacitação do Varejo Independente.

Varejo Melhor Play

O coordenador do Comitê Varejo da ABAD, Walter de Sousa, apresentou a plataforma focada no treinamento do pequeno varejo independente, em temas como gestão, operação, marketing, atendimento etc. O canal já possui mais de 70 vídeos à disposição do varejista, que pode acessar o portal para degustação durante alguns dias, antes de se tornar assinante.

HÁBITOS DE CONSUMO
Debate oferece alternativa para o setor em tempos de mudança

Na palestra Gestão Eficiente e Mudanças no Mercado de Abastecimento com Foco no Canal Indireto, que aconteceu no auditório técnico, às 18h, a diretora da Nielsen, Daniela Toledo, e o professor da FIA/USP, Nelson Barrizzelli, afirmaram que os consumidores estão mudando rapidamente seus hábitos de consumo. Segundo eles, nos países desenvolvidos, os agentes de distribuição, atentos a estas mudanças, procuram continuamente adaptar suas operações à maneira ela qual o consumidor se comporta. Nos países em desenvolvimento, as transformações são mais lentas, mas as influências acabam chegando.

Pesquisas apresentadas por Daniela revelam um panorama ainda negativo no primeiro trimestre de 2017. Segundo ela, os números ainda não mostram recuperação. Todos os canais apresentaram retração de 6% até março deste ano, com exceção do C & C.

O levantamento revela ainda mudanças de hábitos dos consumidores, que vão de troca de marcas até corte de alguns produtos. O estudo fez também uma análise das famílias com diferentes níveis de renda em 13,7 milhões de lares. Desse total, 28% dos lares estão endividados. Segundo ela, consumidores conscientes não trocam marcas, optam por embalagens grandes, marcas conhecidas e fazem compra controlada.  Já as famílias promissoras, não conseguiram equilibrar suas contas e optaram pelo corte no lazer. Já as administradoras diferem na estratégia de mix de canais entre vizinhança e C & C.

De acordo com a pesquisa, o mercado de vizinhança está crescendo no tamanho do seu ticket, com as mesmas marcas que se destacam na C & C. “Conveniência é um fator importante na escolha do canal vizinhança”, afirmou o prof. Barrizzelli.  Segundo Daniela, o atacado tem muita coisa a aprender com o consumidor, destacando que o número de visitas ao C & C tende a diminuir com o crescimento da economia.

LOGÍSTICA REVERSA
Uma alternativa para o cumprimento da lei ambiental

O palestrante Fabrício, da Felsberg e Associados, falou sobre do Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo, ponderando as possíveis ações intervencionistas do Estado em relação ao conteúdo do acordo e às obrigações nele delimitadas. Na palestra O papel do Estado Frente ao Acordo Setorial de Embalagens em Geral, Celebrado em Atenção à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ele também falou sobre os atuais desafios do sistema de logística reversa e a participação do consumidor no custo desse processo. Destacou também as dificuldades de fiscalização e a criação de uma associação para a implantação do sistema.

Na sequência, Gustavo Fonseca, da Boomera, parceira do Instituto ABAD, falou sobre os objetivos do Projeto Futuro Consciente, que oferece mais 300 pontos em todo o país para instalação de PEVs – Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis, atendendo à necessidade da indústria de se adequar a legislação. Por meio desse projeto, a ABAD espera dar uma alternativa concreta aos associados atacadistas e indústrias para o cumprimento da legislação ambiental.

O projeto também incentiva a profissionalização das cooperativas e o aumento na renda dos cooperados, a partir de contratos de prestação de serviços remunerados. O projeto prevê ainda educação ambiental, treinamento de funcionários das lojas, campanhas nas redes sociais e conexão com escolas.

 

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