Sincanews

Atividade do comércio cresce em novembro estimulada por alimentos e bebidas

O movimento do comércio em novembro deste ano registrou alta de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2016. No acumulado do ano, a atividade do comércio cresceu 0,8% frente ao período de janeiro a novembro do ano passado. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio para novembro/2017. 

Em relação a outubro, o crescimento da atividade foi de 1%, impulsionado, principalmente, pelas vendas realizadas na Black Friday. 

Os segmentos que se destacaram ao longo do mês passado foram supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que cresceram 2,3%. Móveis, eletroeletrônicos e informática somaram 1,2%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios ficaram exatamente na média: 1%.

Dificuldades em construção e combustíveis 

Puxaram a média do varejo para baixo os setores de material de construção, que cresceu apenas 0,5%, e principalmente, combustíveis e lubrificantes e veículos, motos e peças, que recuaram 0,9% e 0,2% respectivamente. 

No acumulado do ano, somente o setor de hipermercados, alimentos e bebidas registrou alta, com 0,8%. Nesse recorte, o segmento de material de construções foi o pior entre todos, com queda de 14,6% em comparação com o período de janeiro a novembro de 2016.

Fonte: Portal No Varejo