UNECS quer mobilizar empresários de todo o país

Compartilhe

O presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, participou nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro, do painel “Desenvolvimento e Políticas Públicas”, no 3º Fórum Nacional CACB Mil, ao lado dos líderes que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento e IC, Marcelo Maia. Os lideres falaram sobre o trabalho que o grupo realiza para levar as propostas do setor privado ao governo federal e afirmaram que querem estruturar a mobilização do comércio em todo o País.

Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou que a integração entre público e privado é o caminho para o desenvolvimento. Mas que a falta de mobilização do setor dificultava a centralização de demandas. “Com a UNECS, hoje há esse diálogo. É a maior e mais produtiva iniciativa de entidades do setor de comércio e serviços”.

O líder da CACB, George Pinheiro, anfitrião do evento, disse que nenhuma instituição é tão grande que não precise estar junto de outras. “Esse é o momento mais difícil que estamos vivendo no Brasil e é a hora de termos o país nas mãos”, afirmou.

Em sua participação, o presidente José do Egito afirmou que “a união das entidades permite que todos os empresários tenham seus principais pleitos atendidos pelo governo”.

“Acreditamos que uma política focada na eficiência do sistema tributário, não apenas para fins arrecadatórios, mas como um sistema propulsor de progresso e de justiça tributária, seja um passo essencial em direção a um futuro mais próspero para o país”, disse José do Egito.

Os dois principais focos da UNECS atualmente são a aprovação da Reforma da Previdência e a aprovação do Projeto de Lei que formaliza o Trabalho Intermitente, que possibilita aos empregadores contratar por hora trabalhada, em horário flexível, de acordo com a necessidade de mão de obra.

Carta do Rio
No encerramento do 3º Fórum Nacional CACB Mil, na terça-feira (18), o presidente George Pinheiro leu o documento final produzido durante o encontro, a chamada Carta do Rio. A síntese de pensamento dos empresários será entregue ao presidente Michel Temer.

Lido para uma plateia composta por empreendedores de todo País, que somaram 1000 inscrições, o documento diz que a responsabilidade fiscal não pode ser perdida e é uma prioridade. Formaliza o apoio aos objetivos do governo e acrescenta a urgência na promoção das reformas tributária, previdenciária, trabalhista e política.

Na agenda de mudanças necessárias, a Carta do Rio propõe a luta incansável pela ética e classifica como “urgente” as reformas política, tributária, trabalhista e previdenciária.

Instituto
Em reunião na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, os representantes da UNECS aprovaram a criação do Instituto UNECS e de mais 19 pautas infra legais, entre decretos e portarias, com objetivo de defender e destravar o setor de comércio e serviços.

Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, a criação do instituto é uma evolução natural do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos dois anos e abre espaço para a chegada de novas instituições à UNECS.

O Instituto UNECS terá sede em Brasília e deve iniciar suas atividades em janeiro de 2017. A previsão é de que também promova pesquisas e divulgue dados, indicadores estatísticos econômicos, sociais e mercadológicos para subsidiar as atividades da instituição.

UNECS
Criada em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Fontes: CACB, CNDL e ABRASEL

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: