UNECS assina protocolo de intenção com governo para geração de empregos

Compartilhe

Responsável pela geração de 21% dos empregos formais do país, o setor de comércio e serviços, por meio da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), se tornou um dos principais parceiros do Plano Progredir, um programa do governo federal que prioriza a geração de empregos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

O acordo de cooperação foi assinado na terça-feira (26), em evento no Palácio do Planalto, pelo presidente CNDL e coordenador da UNECS, Honório Pinheiro, pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, e o ministro interino do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima.

O presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que instituiu o Plano Progredir e destacou o papel relevante do setor de comércio e serviços para o programa. “Essa cerimonia revela a prioridade que o nosso governo atribui a área social. O nome do plano “Progredir” se aplica não só para ao programa mas poderia ser um lema do governo. Percebi isso quando ouvi particularmente as palavras do Honório Pinheiro com os relatos da sua história de vida e das várias medidas do governo federal”, destacou o presidente da República, Michel Temer.

Para Honório Pinheiro, o Plano Progredir tem viés de capacitar os beneficiários não só na geração de emprego, mas também no incentivo ao empreendedorismo. ”A capacitação aliada a oportunidade pode construir uma nova realidade para as pessoas. O segundo semestre para o setor de comércio e serviços representa 55% do ano em qualquer que seja a atividade. Acredito que até o final deste ano já deveremos ter números positivos para o programa”, ressaltou Pinheiro.

De acordo ministro interino do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, a qualificação profissional tem papel crucial e se inicia em um momento bastante oportuno no qual a economia brasileira dá claros sinais de retomada.

“O setor privado, por meio da UNECS, atesta seu compromisso com o Plano Progredir e seus objetivos. O MDIC trabalha de forma comprometida com as demandas do setor produtivo brasileiro”, destacou Marcos Jorge.

Segundo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, atualmente, o programa de transferência de renda reúne mais de 13 milhões de famílias. “Hoje zeramos a fila do Bolsa Família pela primeira vez na história. Quem se cadastrou no mês passado já está recebendo o benefício. Agora o que queremos é trabalho e incentivo para os jovens do Bolsa Família. Ninguém será obrigado a sair do Bolsa Família, mas se sais será para uma melhoria de vida”, disse o ministro.

Ações do Programa

O Progredir terá três eixos que são qualificação profissional, intermediação de mão de obra e empreendedorismo.

Na qualificação profissional está prevista a criação de vagas em cursos de formação inicial ou continuada. Entre eles, cursos online de inclusão digital com foco nos jovens e oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias. Serão ofertadas 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária.

O eixo intermediação de mão de obra prevê o cruzamento de currículos e de vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras, de forma regionalizada.

No empreendedorismo haverá oferta de R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para as famílias do Cadastro Único investirem em pequenos negócios e ações de assistência técnica. Esse recurso virá do depósito compulsório de bancos e outras instituições financeiras, recolhido pelo Banco Central.

*Com informações da CNDL e fotos da ABRASEL

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: