Startup cria plataforma de controle de notas fiscais que evita fraudes

Compartilhe

Cuidar das notas fiscais de uma empresa é algo difícil. Por lei, é preciso arquivar esses documentos por cinco anos. É aí que entra uma startup de São Carlos, capital da tecnologia, no interior de São Paulo. Os sócios criaram uma plataforma que arquiva as notas e informações. Solução que também ajuda o empresário a combater um problema grave: a emissão de notas frias.

Se guardar os documentos de uma única empresa já demanda espaço, imagine um escritório de contabilidade com 400 clientes. Hoje, grande parte dos documentos é digital, gerando economia de papel e de espaço. O que ajudou o escritório de contabilidade do Fernando Rizzo foi o serviço criado pela startup de São Carlos: uma plataforma digital que arquiva e gerencia notas fiscais.

No momento que alguém vende para uma empresa, a nota já é capturada e a empresa notificada. A ideia foi de Christian De Sico, quando ele próprio passou perrengue na época que trabalhou na construtora da família. Para desenvolver a plataforma em 2014, Christian e os sócios Vitor de Araújo e Isis Abud investiram R$ 200 mil e validaram o produto em empresas pequenas de São Carlos. “A gente estudou as pessoas, acompanhava semanalmente, ia nas empresas. Foi teste de laboratório pra acompanhar, por cerca de seis, sete meses. Um ano de desenvolvimento, quatro meses pra isso e o resto do ano pra testar”, conta Christian.

As notas fiscais são importadas automaticamente para o sistema que se comunica com a Secretaria da Fazenda. Então, a nota em papel nem precisa passar pela empresa e mais do que um arquivo de notas fiscais, o sistema funciona como um banco de dados. Com acesso fácil aos documentos, a empresa pode conferir as compras, produtos entregues e fazer uma melhor gestão financeira.

O grande segredo é que a empresa não precisa esperar que seu fornecedor mande a nota, ela vem direto da Secretaria da Fazenda. A plataforma foi desenvolvida para atender às pequenas empresas, mas três meses depois do lançamento, a matriz brasileira da maior rede de fast fodd do mundo contratou o serviço.

Em 2016, a startup recebeu um aporte de R$ 3 milhões e no ano passado outro mais robusto, de R$ 12 milhões. Os sócios não revelam o faturamento, só que já atendem a mais de 30 mil clientes em todo país, que pagam uma mensalidade a partir de R$ 29,90.

ARQUIVEI – MONITORAMENTO E GESTÃO INTELIGENTE DE DOCUMENTOS FISCAIS
Telefone: (16) 3509-5555
Email: contato@arquivei.com.br
www.arquivei.com.br

MÊCANO CONTÁBIL
Telefone: (16) 3373-3133
Email: nando@mecanocontabil.com.br
www.mecanocontabil.com.br

Confira a reportagem completa publicada no site do Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: