Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná » Setor no Brasil
  • Bem-vindo(a) Ao portal SINCAPR - Sindicato do Comercio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná

Setor no Brasil

Estrutura do setor

Atualmente existem vários formatos de atacado no Brasil, classificados de acordo com a sua forma principal de atendimento aos clientes: o atacadista distribuidor, distribuidor exclusivo, distribuidor especializado por categoria (DEC), o atacadista de balcão e o atacado de autosserviço. Outros mais recentes já vão se firmando no mercado, como o operador logístico e o broker.

Os formatos em atuação hoje no Brasil

ATACADO: agente de distribuição que compra e vende produtos de fornecedores da indústria, com os quais não possui vínculo (formal ou informal) de exclusividade de produtos e/ou de território.

DISTRIBUIDOR: agente de distribuição que compra e vende produtos de fornecedores da indústria, com os quais possui vínculo de exclusividade de produtos e/ou de território.

OBS. No mercado brasileiro há diversas empresas que atuam como atacadistas para um determinado grupo de fornecedores ao mesmo tempo em que atuam como distribuidores para outro grupo de fornecedores. Essas empresas devem ser caracterizadas como empresas atacadistas e distribuidores.

OPERADOR DE VENDAS: agente de distribuição que desempenha as funções de vendas, trabalho no ponto de vendas, cobrança e pós-vendas, pelas quais recebe sua remuneração.

OPERADOR LOGÍSTICO: agente de distribuição que desempenha as funções de armazenagem e distribuição física, pelas quais recebe sua remuneração.

OPERADOR DE COMPRAS: agente de distribuição que desempenha a função de negociação com fornecedores para outras empresas, pela qual recebe sua remuneração.

OBS. Em geral a indústria remunera os operadores de vendas através de um % estipulado sobre faturamento. Já a remuneração de operadores logísticos pode envolver uma série de formas: por atividade (pallet, picking) por unidade, % valor faturamento, valor fixo/ tonelada, % do custo da operação e outros.

Setor Atacadista no Brasil