Sesc Saúde da Mulher será lançado em Fazenda Rio Grande

Compartilhe

A partir do dia 8 de agosto, o Sesc coloca mais uma Unidade Móvel para circular pelo Paraná. O município de Fazenda Rio Grande, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, foi escolhido para o lançamento da unidade móvel Sesc Saúde da Mulher. O lançamento ocorrerá na Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande, às 15h.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o prefeito do município, Marcio Claudio Wozniack e o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos participarão do lançamento do projeto que conta com o apoio do Hospital Erasto Gaertner.

Esta é a sexta unidade móvel da entidade no Paraná e a primeira voltada à promoção da saúde da mulher. Ela foi entregue em 2016 pelo Departamento do Sesc e está alinhada com o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero do Governo Federal, e realizará gratuitamente, exames para prevenção dessas doenças, além de ações educativas e de capacitação em municípios do estado não contemplados com unidades físicas do Sesc.

Com equipamentos de ponta, a estrutura interna da unidade móvel consiste em consultório para realização de exames citopatológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Na parte externa, há uma tenda e equipamentos multimídia para as ações de educação em saúde. O projeto tem capacidade para a realização mensal de aproximadamente 640 exames citopatológicos (exame preventivo de câncer de colo de útero), 768 mamografias (exame preventivo de câncer de mama) e mil atendimentos em educação em saúde.

Entre os temas abordados nas ações educativas estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento
familiar, prevenção à violência doméstica e à mortalidade materna. O projeto também atuará na capacitação de agentes de saúde do município atendido, por meio de palestras, atividades e oficinas.

Para que uma cidade seja contemplada pelo projeto, além do fato de não possuir uma unidade física do Sesc, observa-se a ausência local de mamógrafo, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e demandas locais. Em média, a permanência da Unidade Móvel em cada município é de dois meses.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: