Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná » Responsabilidade Social
  • Bem-vindo(a) Ao portal SINCAPR - Sindicato do Comercio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná

Responsabilidade Social

AÇÕES DO SINCA PR

As campanhas solidárias são o que existe de mais gratificante para o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR).  Boa parte delas é realizada em conjunto com o Instituto Abad, por meio da representante estadual no Paraná, Maria Cleide Zanin Pennacchi. Conheça cada uma delas:

Campanha Social: a ação busca sensibilizar as empresas do setor do comércio atacadista de gêneros alimentícios, visando o engajamento e participação nas arrecadações de roupas, calçados, cobertores e livros, que serão doados a instituições sociais do estado. O objetivo é que as empresas do setor atuem ativamente na campanha, mobilizando e incentivando a equipe de colaboradores a fazerem suas doações, disponibilizando postos de coleta na própria empresa e destinando as arrecadações a instituições sociais locais.

Programa Permanente de Combate à Fome: por meio dessa campanha, o Instituto Abad assumiu desde 2012 o compromisso de incentivar as empresas do segmento atacadista distribuidor a participar do Programa Mesa Brasil – programa de segurança alimentar e nutricional sustentável do Sesc, que redistribui alimentos excedentes e próprios para o consumo ou sem valor comercial, a instituições sociais cadastradas. Realizado pelo Sesc em todo o país, o Mesa Brasil está presente em oito municípios paranaenses, os quais também atendem cidades da região. Ao todo, 45 empresas associadas ao Sinca PR, de dez cidades do estado, destinam seus excedentes ao programa.

Programa Na Mão Certa: iniciativa da Childhood Brasil junto a World Childhood Foundation, o programa foi criado pela rainha Sílvia, da Suécia, para mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade civil no enfrentamento mais efetivo da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O Na Mão Certa se configura no Paraná, mobilizando a sociedade em torno do tema, sobretudo nas rodovias brasileiras. O Sinca PR faz um trabalho de conscientização, informando os atacadistas/distribuidores sobre a importância do programa, por meio de um CD de áudio com conteúdo jornalístico com mensagens dirigidas a caminhoneiros.

Projeto Aprender a Reciclar: voltado ao âmbito socioambiental e idealizado pelo Instituto Abad com o objetivo de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o projeto conta com a instalação de Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis nas lojas do atacado distribuidor e em seus clientes varejistas, além de outros locais como praças públicas, universidades e escolas, sensibilizando e mobilizando a sociedade, por meio da informação, para uma nova cultura ambiental de descarte, reciclagem, reaproveitamento e manutenção do planeta.