Em tempos de crise, cresce busca por analistas de compras

Compartilhe

Para uma empresa, tão importante quanto saber vender é saber comprar. Principalmente em momentos de crise, quando a negociação eficiente da aquisição de insumos pode reduzir gastos e economizar custos de logística. Por isso, o analista de compras é apontado como um dos cinco profissionais mais procurados no mercado brasileiro este ano, de acordo com estudo divulgado pelas consultorias ManpowerGroup, Michael Page, Page Personnel e Robert Half.

A rotina desse profissional é composta por quatro etapas: analisar, planejar, cotar e comprar. Organização também é uma competência fundamental, já que é necessário lidar com diversas áreas da empresa e, no caso de grandes empresas, gerir grandes volumes de compras.

— O planejamento é fundamental para que não se compre no momento errado e na quantidade errada. Qualquer falha pode provocar a falta do produto na prateleira ou a sobra no estoque — explica Eduardo Ribeiro, de 34 anos, que há 12 anos compõe a equipe de compras nas Casas Pedro.

Na tradicional rede, especializada em frutas secas, grãos, especiarias e bacalhau, quatro pessoas são responsáveis pela aquisição de mais de dois mil itens diferentes que abastecerão as 20 unidades espalhadas pela cidade, além da televendas.

O planejamento a longo prazo também é fundamental, como explica o economista Tirlê Cruz, professor de Administração, Logística e Comércio Exterior na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

— Dependendo do ramo de atuação, é possível fazer o planejamento de compras para o ano todo, o que dá um maior poder de barganha na hora da compra. Mas é preciso prestar atenção a situações de crise, como a que vivemos hoje, quando o consumo cai — explica o especialista.

Competências do analista de compras:

Organização — Para atuar em diferentes frentes, é preciso manter a documentação em ordem e criar uma rotina de trabalho.

Relacionamento — Saber trabalhar em equipe é fundamental, já que existe uma interface permanente com outras áreas da empresa.

Atualização — Manter-se informado sobre o mercado, participando de feiras, congressos e eventos.

Estratégia — Conhecer a estratégia da empresa de forma a alinhar suas negociações para o atingimento das metas.

Saber negociar — Antes de fechar o negócio, é preciso se munir de todas as informações possíveis sobre a matéria-prima e o fornecedor.

Indicadores — Para prestar conta de seu trabalho, é importante criar indicadores e acompanhá-los.

Leia a seguir um depoimento do professor Tirlê Cruz sobre as perspectivas da analista de compras no mercado atual.

“A carreira de analista de compras é crescente no mercado brasileiro. Embora esse profissional ainda não seja tão bem remunerado por aqui, já que o salário varia na faixa de três a sete mil reais, a tendência é ser cada vez mais valorizado. Na crise, aumenta a necessidade de cortar gastos e evitar desperdícios. Se uma empresa compra mal, a distribuição fica problemática e, no fim, toda a cadeia de suprimentos é prejudicada. O estoque é o coração da empresa, e o analista de compras é o elo entre esse setor com o resto do organismo da empresa”.

Fonte: Extra

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Anuncie conosco

Saiba como destacar a sua empresa em nosso site. Preencha o formulário e receba informações sobre anúncios: